Após enfrentar um período difícil em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o comércio baiano mostrou uma impressionante recuperação em 2021. Dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC), realizada pelo IBGE, revelam que o estado teve o terceiro maior aumento absoluto no número de unidades locais comerciais ativas e com receita de revenda, alcançando um total de 87.263 estabelecimentos, um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior.
Esse crescimento no número de estabelecimentos também refletiu no aumento do emprego no setor, com um total de 469.172 trabalhadores atuando no comércio baiano em 2021, representando um aumento de 7,8% em comparação com o ano anterior. Esse aumento no pessoal ocupado foi o quarto maior do país no período.
Além disso, a receita bruta de revenda do comércio na Bahia cresceu expressivamente, atingindo R$ 236,4 bilhões em 2021, o que representa um aumento de 26,5% em relação a 2020.
O varejo foi a grande estrela do crescimento no setor comercial baiano, liderando os aumentos em número de estabelecimentos, emprego e receita bruta. O segmento ampliou sua participação na receita bruta de revenda do comércio do Nordeste, atingindo 27,2% em 2021.
Apesar dos desafios enfrentados, a Bahia vem mostrando resiliência e uma capacidade de recuperação notável. Com um mercado em expansão e um setor comercial aquecido, o estado se consolida como um importante polo econômico da região Nordeste do Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




