Nesta quarta-feira (30/08/2023), o deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil) criticou duramente a concessionária ViaBahia, que administra as BRs-324 e 116 na Bahia, e defendeu o encerramento do contrato da empresa com o governo federal. O parlamentar também apoiou a criação de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para investigar as irregularidades na concessão.
Segundo Leur Jr, a Via Bahia não cumpriu as obrigações previstas no contrato, como as obras de infraestrutura e a manutenção adequada das rodovias, que apresentam buracos, ondulações e pontos de alagamento. Ele disse que a população baiana sofre há 14 anos com os maus serviços prestados pela empresa, que já foi considerada pelo ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como a pior concessionária do Brasil.
“Não há outro caminho a não ser encerrar o contrato com essa empresa. Eu volto a fazer um apelo ao Governo Federal para que tome a iniciativa correta que é a de retirar a Via Bahia”, afirmou o deputado.
Leur Jr também disse que vai conversar com os demais deputados federais e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para viabilizar uma CPI na esfera federal para apurar o que está acontecendo com a Via Bahia. Ele lembrou que na ALBA já existe um requerimento com 39 assinaturas para instalar uma CPI estadual sobre o mesmo assunto.
A concessão
A ViaBahia é responsável pela administração de dois trechos de rodovias federais que cortam o estado da Bahia: a BR-116, do km 0 ao km 735,2; e a BR-324, do km 0 ao km 526,43. O contrato de concessão foi assinado em 2009 e tem validade até 2039. A empresa é controlada pela Roadis Participações na Viabahia Ltda e pela Roadis Brasil Participações de Infraestrutura Ltda.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




