Nesta terça-feira (29/08/2023), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um marco inédito no combate à Covid-19: o licenciamento da vacina produzida pela empresa privada Medigen por meio do mecanismo de Acesso Conjunto a Tecnologias contra a Covid-19 (C-Tap). Pela primeira vez, uma vacina para a doença conta com um licenciamento global, transparente e não-exclusivo, marcando um avanço significativo na disponibilidade de ferramentas para prevenir e combater a pandemia. A iniciativa reflete o compromisso da OMS em tornar essas ferramentas acessíveis a todos, em todas as partes do mundo.
O licenciamento da vacina da Medigen é baseado na proteína spike do vírus da Covid-19 e tem sua origem no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH). O acordo pelo C-Tap estabelece um novo padrão ao permitir o compartilhamento global da propriedade intelectual da vacina, facilitando a transferência de tecnologia e a formação de pessoal. Até o momento, mais de três milhões de doses deste produto já foram administradas em sete países, representando um passo significativo na luta contra a pandemia.
Além do licenciamento da vacina da Medigen, a OMS anunciou mais dois acordos importantes: um protótipo de vacina desenvolvido pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha e um teste para quantificação de anticorpos neutralizantes criado pela Universidade do Chile. O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, enfatizou a importância dessas ferramentas para prevenir, testar e tratar a Covid-19, destacando que a doença veio para ficar e a colaboração global é essencial.
O mecanismo C-Tap foi lançado em maio de 2020 pela OMS e pelo Governo da Costa Rica com o apoio de 44 Estados-membros. Ele proporciona uma plataforma onde desenvolvedores de terapias, diagnósticos, vacinas e outros produtos de saúde para Covid-19 podem compartilhar voluntariamente sua propriedade intelectual, conhecimento e dados. Com os três acordos anunciados recentemente, o C-Tap acumula cinco licenças abertas, promovendo o acesso equitativo e global às tecnologias necessárias para enfrentar a pandemia.
Um passo em direção à vitória
O licenciamento global da vacina da Medigen e os outros acordos anunciados pela OMS representam um passo significativo no combate à Covid-19. Através do C-Tap, a comunidade internacional está trabalhando em conjunto para superar desafios e garantir que ferramentas essenciais estejam disponíveis para todos, independentemente de sua localização ou situação econômica. A pandemia pode ser um obstáculo global, mas a resposta também pode ser global, baseada na colaboração e no compromisso com a equidade e a saúde de todos.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




