Nesta terça-feira (08/08/2023), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou por multar o ex-presidente Jair Bolsonaro em R$ 20 mil devido a práticas irregulares de campanha nas eleições de 2022. A decisão, tomada por maioria de votos, fundamentou-se na constatação de que a campanha de Bolsonaro reutilizou conteúdo antigo de fake news sobre o “kit gay” durante o pleito do ano passado.
Os ministros do TSE entenderam que tais práticas configuraram desinformação, considerando que em eleições anteriores já havia sido estabelecida a inexistência da distribuição dos kits mencionados durante o governo de Dilma Rousseff. A ação que motivou o julgamento foi apresentada pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que buscava a retirada do conteúdo referente ao kit da página “Lulaflix”, criada pela coligação de Bolsonaro durante a campanha.
A defesa da coligação de Bolsonaro argumentou, durante o julgamento, pelo arquivamento da ação devido ao término do pleito. Além disso, a defesa também trouxe à tona que a campanha de Lula também havia criado um site denominado “Bolsoflix”.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




