A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) será palco de um ato especial nesta segunda-feira (11/09/2023), a partir das 16 horas, em memória dos 50 anos da morte de Salvador Allende, o ex-presidente do Chile falecido em 11 de setembro de 1973. O evento, intitulado “Allende não se rende”, é organizado pela Fundación Salvador Allende em parceria com a ABI.
Em uma entrevista à Agência Brasil, o presidente da ABI, Octávio Costa, destacou que esse ato se junta a outros eventos com o mesmo propósito ocorrendo no Chile. Ele afirmou que esses atos são uma homenagem à resistência heróica e ao simbolismo de Salvador Allende para a América do Sul. Costa também enfatizou a ligação do ato com a história da ABI, que sempre defendeu o estado democrático de direito, incluindo momentos marcantes como a resistência à ditadura militar e as campanhas pelas Diretas Já.
A escolha da ABI como sede desse evento foi um motivo de honra para a instituição, disse Costa. Ele destacou que Salvador Allende era um símbolo da luta social, um socialista histórico eleito presidente do Chile, que enfrentou a oposição imediata da elite chilena e, especialmente, dos Estados Unidos. Costa também mencionou documentos que confirmam a interferência dos EUA na política chilena da época, inclusive o financiamento de conspirações contra Allende. Ele destacou que a ordem de derrubar Allende partiu do então presidente Richard Nixon, devido à resistência de Allende a um governo popular.
Allende, quando enfrentou o bombardeio do Palácio La Moneda, recusou-se a deixar o país com sua família, declarando que sairia morto do palácio. Ele cumpriu sua palavra e cometeu suicídio. Octávio Costa destacou o ato heróico de um homem que tinha como causa o bem-estar do povo chileno, um exemplo para todos que acreditam na democracia e na justiça social.
Eric Nepomuceno, superintendente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro e escritor, descreveu o evento como “importantíssimo” e compartilhou suas experiências pessoais no Chile durante a ditadura de Pinochet. Ele enfatizou a importância de homenagear Allende, que considera um modelo de democracia.
Javiera Parra, neta da renomada compositora chilena Violeta Parra, destacou a importância de continuar lutando pelas vítimas do regime, enfatizando a crescente admiração por Allende nas novas gerações.
O evento na ABI reúne figuras importantes da cultura e da política para celebrar a memória de Salvador Allende e relembrar um período crucial da história latino-americana.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




