Recursos pedagógicos que desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem, na aquisição de habilidades e no desenvolvimento motor das crianças, os circuitos espumados agora fazem parte do cenário de 50 escolas municipais de educação infantil e anos iniciais de Feira de Santana. Compostos por túneis, escadas, rampas, colchões e rolos, esses recursos oferecem às crianças a oportunidade de explorar uma variedade de movimentos corporais, como engatinhar, arrastar, pular, subir degraus, escorregar e rolar sobre as espumas.
O professor de educação física e especialista em psicomotricidade do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, Márcio Anunciação, destaca as inúmeras possibilidades que os circuitos espumados oferecem para promover o desenvolvimento da coordenação motora.
“Em um circuito como esse, podemos trabalhar a marcha, percepção motora, equilíbrio, lateralidade. O melhor é que, para o aluno, parece apenas uma brincadeira, mas, na verdade, ele está sendo estimulado de várias maneiras”, explicou Anunciação.
Em uma das escolas beneficiadas, o Centro Municipal de Educação Infantil Vanilda Barros Boaventura, no bairro Jardim Cruzeiro, esses recursos já fazem parte das atividades diárias das crianças.
“Este é o momento mais esperado do dia; as crianças ficam muito felizes em participar, e as professoras também estão entusiasmadas em ampliar o repertório de brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos”, disse Carla Azevedo, diretora do CMEI.
Os circuitos espumados também chamam a atenção das crianças com suas cores vibrantes e diferentes formas. A Secretaria Municipal de Educação investiu nesses recursos pedagógicos com o objetivo de acompanhar e promover o desenvolvimento das funções cognitivas e motoras dos estudantes.
A Secretária Municipal de Educação, Anaci Paim, enfatiza a importância dessas ferramentas pedagógicas para a educação.
“Os circuitos espumados são essenciais para promover o entendimento de questões como lateralidade, identificação de cores, formas geométricas e muito mais, tudo para que a criança inicie seu aprendizado na idade apropriada”, destacou Anaci Paim.
Para garantir que as escolas utilizem esses recursos adequadamente, a Secretaria de Educação produziu e divulgou um vídeo orientativo, que foi encaminhado às unidades que receberam os materiais pedagógicos. Portanto, as atividades são supervisionadas e acompanhadas pelos professores que receberam as orientações, visando ao melhor aproveitamento desses recursos no processo educacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




