Bahia se destaca em geração de empregos nas micro e pequenas empresas no primeiro semestre

A Bahia conquistou a posição de destaque entre os estados do Nordeste no que diz respeito à geração de empregos pelas micro e pequenas empresas (MPEs) durante o primeiro semestre do ano, com um saldo positivo de 34.549 postos de trabalho, considerando admissões e demissões no setor. Os números foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), uma divisão do Banco do Nordeste especializada em pesquisas regionais.

De acordo com o Etene, as MPEs foram responsáveis por criar 122.814 novos empregos formais com carteira assinada no período analisado, e a Bahia contribuiu com 28,1% desse total. Além disso, o estudo destacou o impacto dos financiamentos concedidos pelo Banco do Nordeste às empresas baianas de pequeno porte, que colaboraram para a manutenção ou criação de aproximadamente 14,8 mil empregos.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, enfatizou a importância dessa atuação para o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que a disponibilidade de crédito para o setor produtivo está diretamente relacionada à geração de emprego e renda, especialmente quando se trata das micro e pequenas empresas, que são um dos focos prioritários do BNB.

O estudo do Etene, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também revelou que as MPEs foram responsáveis por cerca de 70% dos empregos formais criados em todo o Brasil durante o primeiro semestre de 2023, totalizando 709.698 novos postos de trabalho.

A Bahia apresentou um saldo positivo de empregos nas MPEs em todas as atividades econômicas, com destaques para os setores de serviços (+18.590), construção (+7.799), comércio (+3.338) e indústria de transformação (+3.038).

Pedro Lima Neto enfatizou a relevância das empresas de pequeno porte para a economia e ressaltou o tratamento prioritário dado a esse público pelo Banco do Nordeste. Até agosto, já foram destinados R$ 747,7 milhões em financiamentos para as MPEs na Bahia, e a expectativa é que esse montante alcance R$ 1 bilhão até o final do ano, representando um aumento de 24% em comparação com os primeiros oito meses de 2022.

Esses resultados refletem o compromisso do Banco do Nordeste em apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas na Bahia, fortalecendo o cenário econômico e contribuindo para a geração de empregos no estado.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.