BRICS: Interesse de quase 50 países em adesão aumenta a influência da organização global

A organização BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) está atraindo o interesse de um número impressionante de países interessados em aderir à aliança. De acordo com Sergei Katyrin, chefe da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, quase 50 nações expressaram um “interesse teórico” em se unir ao grupo. Além disso, 17 países já apresentaram pedidos formais para se juntar ao BRICS, que tem previsão de expandir para seis novos membros a partir de 2024.

O BRICS difere significativamente de outras associações internacionais, como o G7, em termos de operação e abordagem. O foco do BRICS é aprofundar a cooperação entre seus membros, não se alinhando contra outros países. Sergei Katyrin enfatiza que a organização busca criar oportunidades de desenvolvimento acelerado para seus integrantes, através de medidas como o uso de moedas nacionais no comércio global e transações intra-bloco.

A última cúpula do BRICS, realizada na África do Sul, trouxe importantes desenvolvimentos, incluindo um convite oficial para que seis novos países – Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã – se juntem à aliança. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou que a adesão plena desses novos membros começará em 1º de janeiro de 2024, ampliando ainda mais o alcance e a influência do BRICS no cenário global.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading