A organização BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) está atraindo o interesse de um número impressionante de países interessados em aderir à aliança. De acordo com Sergei Katyrin, chefe da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, quase 50 nações expressaram um “interesse teórico” em se unir ao grupo. Além disso, 17 países já apresentaram pedidos formais para se juntar ao BRICS, que tem previsão de expandir para seis novos membros a partir de 2024.
O BRICS difere significativamente de outras associações internacionais, como o G7, em termos de operação e abordagem. O foco do BRICS é aprofundar a cooperação entre seus membros, não se alinhando contra outros países. Sergei Katyrin enfatiza que a organização busca criar oportunidades de desenvolvimento acelerado para seus integrantes, através de medidas como o uso de moedas nacionais no comércio global e transações intra-bloco.
A última cúpula do BRICS, realizada na África do Sul, trouxe importantes desenvolvimentos, incluindo um convite oficial para que seis novos países – Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã – se juntem à aliança. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou que a adesão plena desses novos membros começará em 1º de janeiro de 2024, ampliando ainda mais o alcance e a influência do BRICS no cenário global.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




