O renomado contraventor Aílton Guimarães Jorge, mais conhecido como Capitão Guimarães, encontra-se sob custódia policial após uma operação coordenada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A operação, batizada de Mahyah, é um desdobramento da Operação Sicário, realizada em dezembro de 2022, quando Capitão Guimarães também foi detido.
O alvo principal da operação, Capitão Guimarães, foi preso em sua residência em Camboinhas, região oceânica de Niterói. A ação teve como foco três núcleos criminosos subordinados ao contraventor, que controlam o monopólio de jogos de azar e a exploração de bingos clandestinos em diversas regiões, incluindo a Ilha do Governador, Niterói, São Gonçalo e o Espírito Santo.
As investigações revelaram que essa organização criminosa atuava de forma meticulosa, envolvendo-se em diversos crimes, como homicídios, corrupção passiva e porte ilegal de armas de fogo. A operação foi desencadeada com base em 13 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, autorizados pela 2ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio, abrangendo alvos em diversos endereços no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Até o momento, doze pessoas foram presas, incluindo nove indivíduos denunciados e alvos dos mandados, além de três detenções em flagrante. Entre os presos, além de Capitão Guimarães, estão um policial civil e policiais militares.
A escolha do nome “Mahyah” para a operação remete à origem da palavra “máfia”, que tem suas raízes em um termo do dialeto siciliano, “máfia”, inspirado na palavra árabe “mahyah”, que significa audácia.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




