O Centro de Hemorragia Digestiva (CHDI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, anuncia uma iniciativa inovadora em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED-Bahia) que visa promover o acesso a exames de alta complexidade em endoscopia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação social, que ocorrerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro de 2023, representa um marco na saúde pública da região, proporcionando diagnósticos mais precoces e tratamentos adequados.
Exames inéditos no SUS
A ação social programada pelo CHDI e SOBED-Bahia oferecerá uma variedade de exames, desde procedimentos de baixa e média complexidade, como endoscopia, colonoscopia, gastrostomia, ligadura elástica e polipectomia, até exames de alta complexidade, como Dissecção Submucosa Endoscópica (ESD), Miotomia Endoscópica Peroral (POEM), gastroplastia, passagem de balão intragástrico para super obesos, mucosectomia e ecoendoscopia. Esses procedimentos são inéditos no âmbito do SUS e representam um avanço significativo no atendimento à saúde na região.
O Dr. Victor Galvão, Presidente da SOBED-Bahia e Coordenador Médico do CHDI, destaca que o principal objetivo da iniciativa é atender às necessidades dos pacientes do SUS que estão na fila de espera, contribuindo assim para a redução das desigualdades no acesso à saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população de Feira de Santana e região.
“Esperamos que a realização desses exames contribua para o diagnóstico precoce de doenças digestivas, proporcionando o tratamento adequado e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes atendidos”, ressaltou Dr. Victor Galvão.
A ação visa preencher uma lacuna importante no sistema de saúde, permitindo que pacientes que antes não tinham acesso a esses procedimentos de alta tecnologia agora possam ser beneficiados.
Para garantir a transparência na seleção dos pacientes que serão beneficiados por essa ação social, o ambulatório do HGCA e a Central de Regulação do Estado serão os setores responsáveis por realizar a triagem dos pacientes com orientação para esses procedimentos. Isso assegura que os recursos sejam direcionados às pessoas que mais necessitam, de acordo com critérios médicos e de prioridade estabelecidos.
Um avanço na saúde pública
O Dr. Victor Galvão enfatizou a importância dessa ação para a população, destacando que muitos pacientes não tinham acesso a exames de endoscopia devido à alta demanda e à falta de recursos. A parceria entre o HGCA e a SOBED-Bahia representa um passo importante para a oferta de um serviço de vanguarda, com equipamentos de alta tecnologia e tratamentos de terapia intervencionista de ponta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




