O Cidadania aprovou neste sábado (09/09/2023) o afastamento do ex-deputado federal Roberto Freire, 81 anos, da presidência do partido. O novo presidente será Plínio Comte Bittencourt, líder do Cidadania no Rio de Janeiro, que anunciou a notícia em seu perfil no Instagram. Bittencourt, de 66 anos, destacou o objetivo de “unir o partido em torno dos valores democráticos” e aceitou o desafio após uma divisão interna no Cidadania.
O partido enfrentou um racha público em agosto, quando parte dos líderes questionou a liderança de Freire, citando sua abordagem “explosiva” e dificuldade em lidar com opiniões divergentes. A controvérsia surgiu devido à decisão da maioria do partido de integrar a base de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, o que desagradou Freire, que buscava uma aliança com outros partidos.
Em nota de saída, Roberto Freire afirmou que sua decisão era “irrevogável” e enfatizou sua lealdade aos princípios do partido. O Cidadania, originado do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tem uma longa história na política brasileira, com diferentes correntes ao longo de sua trajetória. Roberto Freire foi candidato pelo partido em 1989, obtendo 1,14% dos votos, e sua saída representa um ponto de viragem na liderança do Cidadania.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




