Uma das atrações da 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, na Praça Padre Ovídio, será a mostra itinerante que celebra a tradição oral, da poesia popular e a ancestralidade. Foram “cordelizadas” 13 histórias de vida do acervo permanente do Museu, apresentadas como obras literárias e trajetórias ao mesmo tempo épicas e cotidianas. A proposta da exposição é inspirar o público a valorizar as próprias trajetórias, reconhecer a beleza da diferença e celebrar a cultura popular brasileira. Uma das histórias apresentadas é a de Dona Dalva Damiana, referência do samba de roda do Recôncavo Baiano. ”Vidas em Cordel explora o que há de único e coletivo, banal e extraordinário na vida de cada um de nós. Nos mostra que, assim como a literatura de cordel, nossas histórias também são patrimônios culturais brasileiros”, explicou o diretor de Museologia do Museu da Pessoa, Lucas Lara. A curadoria da mostra é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora e artista plástica Lucélia Borges.
Explicações
Falta de medicamentos e insumos nas unidades de saúde do Município de Feira de Santana, atraso no salário dos profissionais da área e as longas filas para o atendimento. Estes são alguns dos problemas apontados pelos cidadãos feirenses que deverão ser esclarecidos, na Câmara Municipal, pela secretária de Saúde, Cristiane Campos. A cirurgiã-dentista foi convocada a comparecer à Casa da Cidadania no próximo dia 25 de setembro, pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PSDB). Com base nos artigos 42 e 414 do Regimento Interno, ela atende a um pedido da Comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto da Casa Legislativa, que solicitou a convocação da secretária em virtude da ausência de respostas aos requerimentos já encaminhados à pasta. Conforme o pedido da Comissão, Cristiane Campos deverá apresentar um relatório de controle atualizado sobre todos os medicamentos e insumos estocados no Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde e dos Postos de Saúde de Feira de Santana. Também terá que dizer se o gerenciamento destes estoques é feito por terceirizadas ou pela própria pasta, além de informar como ocorre o procedimento de controle, compra e abastecimento destes itens.
Convite
Em audiência que manteve com o ministro e presidente da República em Exercício Geraldo Alkcmin, o prefeito de Feira, Colbert Filho (MDB), o convidou para vir a Feira de Santana verificar de perto as potencialidades da região. Colbert disse ainda que falou ao ministro da Indústria e Comércio sobre a necessidade de uma “neo-industrialização”, sobre logística favorável e investimentos no município.
Evangelização
Feira de Santana deve receber uma edição do evento ‘Canta Bahia’, direcionado ao público evangélico, nos próximos dias 29 e 30, e organizado pelo Governo do Estado, segundo anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita à Feira na semana passada. Em Feira, o ‘Canta Bahia’, deve acontecer em área localizada nas imediações do Boulevard Shopping, no qual as autoescolas utilizam para treinamento. Além de cantores locais, se apresentarão na edição Feira de Santana se apresentarão nomes conhecidos da música gospel brasileira e terá um ponto de arrecadação para o Bahia Sem Fome, programa do Governo do Estado que busca erradicar a fome na Bahia.













Deixe um comentário