Proposta do Trem Regional da Bahia, um projeto que está sendo estudado pela CCR, a empresa que administra o metrô de Salvador. No final de julho, a CCR enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para diversos órgãos do Governo da Bahia, buscando o apoio para realizar estudos de viabilidade e convocar a iniciativa privada para tornar esse projeto uma realidade. A MIP é um instrumento jurídico que permite que uma empresa privada apresente propostas para a realização de obras ou serviços públicos que sejam de interesse do poder público. Após o envio, cabe ao governo analisar a viabilidade técnica da obra e abrir a licitação caso decida pela sua execução. O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro. O governador Jerônimo Rodrigues já havia confirmado que a construção da malha do Trem Regional no estado era um “objetivo da sua gestão” e que realizaria estudo de viabilidade técnica e econômica para sua implantação. O gestor inclusive já se reuniu com equipes da CCR para discutir o assunto. A estimativa da CCR é que o projeto custe R$ 2,6 bilhões com um custo anual de R$ 280 milhões para manutenção do modal. A ideia da concessionária é realizar a obra em parceria com o poder público, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) com um prazo de vigência de 30 anos pela administração.
Jornada
Dados e palestras e debates na XXXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, que teve início nesta sexta-feira, 1º, no auditório do NH Hotels, no edifício Charmant foi promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Feira de Santana e reúne alguns dos principais nomes da cardiologia do país, que estão partilhando seus conhecimentos com um público formado por médicos, demais profissionais da área de saúde e estudantes. “Tratamento da hipertensão na gestação e puerpério imediato”; “Emergências cardiológicas durante a gestação”; e “Repercussão a longo prazo da doença hipertensiva gestacional”, foram os temas associados a cardiologia da mulher discutidos na jornada. A médica cardiologista Larissa Novais destacou que algumas mulheres desenvolvem durante a gestação problemas que futuramente repercutem em doenças cardíacas e outras já têm predisposição a essas doenças e a gravidez acaba sendo um “grande deflagrador”. Isso porque, explicou a médica, a frequência cardíaca da gestante é mais alta que o habitual, o volume de sangue também e no parto a mulher passa pelo que os médicos denominam “autotransfusão”, com um aumento ainda maior desse volume de sangue. Já Flávia Valladares, também médica cardiologista, chamou a atenção para os riscos que a mulher que desenvolve especificamente a doença hipertensiva gestacional tem de desenvolver posteriormente problemas de hipertensão e diabetes.
Secretário de governo
O prefeito Colbert Filho nomeou como novo secretário Municipal de Governo, cargo que até então era comandado de forma interina por Eliene Cerqueira dos Reis, mais conhecida como ‘Liu’ e agora, o titular da Segov é Emanoel Lima da Silva.
Advogado suspenso
O advogado Leonardo Brito dos Santos Cabral, segundo consta, com mais de 30 mil seguidores no Instagram, se apresenta como especialista em direito digital, empreendedor e palestrante, em Feira de Santana teve o direito de advogar suspenso pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia. A suspensão preventiva é válida por 90 dias e o advogado tem um prazo de 48 horas para devolver a carteira da OAB na sede da seccional, em Salvador.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




