Bate-papos, exibição de filmes, aulas de dança e oficina acontecerão nas unidades vinculadas à Secretaria. Com a participação de 292 atletas, aconteceu entre sexta, sábado e domingo, dias 01 a 03 de setembro de 2023 a 28° Copa Brasil de Natação Master, e representaram Feira de Santana, os nadadores Rodrigo Araújo e Francisco de Assis que conquistaram várias medalhas no certame, além do troféu de campeão por equipes. Na categoria acima dos 55 anos de idade, Francisco de Assis foi campeão dos 800m livre, nos 400m livre e no revezamento 4x200m livre. Além do vice-campeonato dos 200m costas e 200m medley e 3° lugar no 4x100m medley.Rodrigo Araújo, competindo pela categoria acima dos 40 anos, foi campeão do revezamento 4x200m livre, com chances de ficar entre os 10 melhores do mundo em 2023. Vice-campeão dos 800m livre (novo recorde baiano). 3° lugar no revezamento 4x100m medley, dentre outros. Em novembro, Rodrigo Araújo participará do sul-americano em Lima, no Peru. No mesmo mês, Francisco vai disputar o campeonato brasileiro em Uberlândia/MG.
Técnica inédita em neurocirurgia
A equipe de neurocirurgia do Hospital Clériston Andrade (HGCA), liderada pelo neurocirurgião Márcio Brandão, realizou uma técnica inédita na Bahia para tratamento de um Aneurisma Cerebral. O procedimento realizado no HGCA trata-se de uma intervenção inédita, ou seja, pioneira na Bahia tanto em hospitais públicos ou privados, chama-se Angiografia Intraoperatória. As estatísticas norte-americanas indicam que a ruptura de um aneurisma tem um alto índice de mortalidade e sequelas. Allan França, neurocirurgião que participou do procedimento, informou que a cirurgia foi realizada em uma paciente de 42 anos, moradora de Feira de Santana, com um quadro grave de Hemorragia Subaracnoide (HSA).
Ordenação sacerdotal
Completou 18 anos de Ordenação Sacerdotal o frei Mario Sergio Souza, que durante um bom tempo foi sacerdote da na Igreja dos Frades Capuchinhos, nesta cidade e na atualidade se dedica a Cristianismo Romano, no Vaticano.
Meliponário
O espaço da Equipe de Educação Ambiental (EEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ganhará um novo equipamento que vai beneficiar a biodiversidade do local, no que diz respeito ao aumento da capacidade de reprodução de diferentes espécies vegetais. Amanhã, quarta-feira,6, será inaugurado o Meliponário da Uefs, onde serão criadas abelhas sem ferrão, que devem se tornar importantes polinizadoras da área. O Melipónário trata-se de uma doação de produtores participantes do ”I Simpósio de Meliponicultura da Caatinga”, que vai acontecer no período de 14 a 16 de setembro na Uefs. O evento de inauguração do Meliponário ocorrerá às 15h, na área externa da EEA, e contará com a presença de membros da Administração Central e de organizadores do Simpósio.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




