Crianças e adolescentes de bairros periféricos de Salvador e Região Metropolitana estão encontrando uma rota para o sucesso nos campeonatos de bicicross. O Projeto Pedal BMX, uma iniciativa da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), está oferecendo 120 vagas gratuitas para jovens com idades entre 5 e 17 anos, utilizando a modalidade esportiva como uma ferramenta de inclusão social e de treinamento para competições nacionais e internacionais.
O bicicross, uma modalidade que envolve o uso de bicicletas BMX projetadas para enfrentar pistas de terra repletas de obstáculos, tem se mostrado uma base sólida para o desenvolvimento esportivo desses jovens. Denivan Nunes, presidente da ABS e idealizador do projeto, destacou como o bicicross serve como um ponto de partida para muitos atletas, que depois se aventuram em outros esportes.
“O bicicross é a base de tudo, onde a criança começa no esporte de alto rendimento e, depois, vai para outros esportes. Com treinamento, essas crianças começam a viajar para participar das provas fora [do país] e começam a se destacar e trazer resultado para o estado da Bahia”, explicou Nunes, que também é professor no projeto.
A aluna Yasmin Barbosa, de apenas 8 anos, já é uma finalista do Campeonato Brasileiro de Bicicross. Ela compartilhou sua emocionante experiência:
“Foi a primeira vez em que eu competi fora, com o gate cheio, foi legal. Eu gosto muito de bicicross, pretendo ficar aqui por muitos e muitos anos. É um lugar divertido, onde eu faço amigos e pretendo participar de outros campeonatos”.
Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que apoia o projeto, destacou o investimento significativo que já foi feito:
“Estamos, agora, na sexta edição e a nossa perspectiva é de que mais jovens sejam incluídos. A Sudesb tem investido em várias modalidades esportivas, a exemplo da canoagem, da natação, e especificamente em relação ao ciclismo”.
O projeto tem como objetivo não apenas promover a prática esportiva, mas também revelar talentos. Paola Reis, cinco vezes campeã brasileira e vice-campeã pan-americana, é um exemplo notável, atualmente competindo para representar a Bahia e o Brasil em Paris, em 2024.
As aulas do Projeto Pedal BMX acontecem na pista de bicicross de Stella Maris, na praça da Alameda de Guaratuba, com turmas às segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 11h; e às terças e quintas-feiras, pela tarde, das 14h às 17h. As inscrições estão abertas no local e horário das aulas, com o preenchimento da ficha de matrícula e apresentação dos documentos necessários. Além disso, a Associação de Bicicross de Salvador (ABS) oferece treinos funcionais conduzidos por educadores físicos para aprimorar o desempenho dos alunos.
O bicicross não é apenas um esporte, mas uma oportunidade de transformação na vida de jovens talentos, fornecendo disciplina, saúde e lazer enquanto abre as portas para um futuro brilhante no mundo esportivo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




