Edição 2023 da Operação Safra na Bahia é lançada com entrega de viaturas em Barreiras

O Governo do Estado da Bahia entregou 11 novas viaturas para atender a região Oeste durante o lançamento da 10ª edição da Operação Safra, que aconteceu nesta quinta-feira (14/09/2023) em Barreiras. Esta ação, que é uma iniciativa conjunta entre os setores público e privado, tem como objetivo intensificar o policiamento para prevenir roubos de produções rurais, defensivos agrícolas e outros materiais nas áreas rurais de 11 municípios do Oeste baiano. Os trabalhos terão uma duração de seis meses, a partir de outubro. A cerimônia de lançamento contou com a presença do subsecretário da Secretaria da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

Desde 2014, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio dos esforços da Polícia Militar, tem reforçado a segurança nas áreas de produção de soja, algodão e café, com o intuito de inibir a ação de criminosos, como roubos de cargas e fazendas. Em 2023, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) investiu pouco mais de R$ 1 milhão para diárias do efetivo e locação de oito viaturas.

Também estiveram presentes na solenidade representantes das Forças de Segurança, juntamente com membros da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

Para atender as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Rita de Cássia, a Operação Safra conta com um efetivo de 1.040 policiais militares coordenados pelo Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O).

Os militares, subordinados ao CPR-O e às Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) 30ª, 85ª, 86ª, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado e de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Barreiras), atuarão diretamente na montagem de barreiras de fiscalização fitossanitárias, rurais e de patrulhamento, além de realizar visitas nas zonas rurais.

Além das 11 viaturas entregues pelo Governo do Estado, outras oito viaturas serão utilizadas na Operação Safra, como resultado de investimentos do setor privado, através da AIBA.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading