Embasa intensifica combate a fraudes no consumo de água em Feira de Santana

Cerca de 8.400 fraudes já foram retiradas no município em 2023. (Foto: Divulgação/Embasa)
Cerca de 8.400 fraudes já foram retiradas no município em 2023. (Foto: Divulgação/Embasa)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está intensificando seus esforços para combater o furto de água na rede distribuidora de Feira de Santana, Bahia. De janeiro a julho deste ano, foram identificadas 8.392 fraudes no consumo de água em todo o município, popularmente conhecidas como “gatos de água”. Onze equipes da empresa estão em ação para localizar e eliminar ligações irregulares, verificar adulterações em hidrômetros, identificar intervenções não autorizadas na rede de abastecimento e outras formas de fraude.

Em um dos casos mais notáveis deste ano, uma ligação clandestina fornecia água, de forma irregular, a um edifício residencial de três andares em um bairro de classe média da cidade. O imóvel estava com o fornecimento de água cortado desde 2010, mas quando a equipe da Embasa chegou ao local, descobriu que a ligação havia sido violada e reativada indevidamente. O “gato” foi removido, o síndico do condomínio notificado e um acordo para quitação dos débitos foi alcançado.

“Os clientes estão pagando o valor devido pelo consumo clandestino e já solicitaram o restabelecimento da ligação de água”, disse Cremilda Lins, coordenadora de combate a fraudes da Embasa em Feira de Santana.

Nos primeiros sete meses deste ano, a empresa aplicou mais de R$ 1,5 milhão em multas e pagamentos de dívidas relacionadas ao consumo irregular de água. A Embasa monitora continuamente as conexões no sistema comercial e revisa detalhadamente matrículas ativas e inativas. Quando uma fraude é identificada em uma propriedade, a Embasa trabalha para regularizar a situação junto ao usuário. O objetivo principal é não cortar o fornecimento de água, mas sim trazer o cliente de volta, restaurar o serviço e garantir uma conexão regularizada. Em mais de 90% dos casos identificados em Feira de Santana este ano, os usuários quitaram seus débitos e a Embasa conseguiu regularizar as ligações.

Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa, explicou que a empresa oferece facilidades para que os clientes regularizem suas dívidas, fornece orientações sobre a tarifa social de água para aqueles que se qualificam e busca evitar que usuários recorram a ligações clandestinas. Ele também alerta para os riscos e prejuízos dos “gatos” na rede de abastecimento, incluindo a contaminação da água distribuída e o desperdício.

É importante destacar que qualquer intervenção na rede distribuidora ou no hidrômetro com o objetivo de furtar água é considerada um crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A população pode denunciar qualquer ligação clandestina ou desvio de água de forma anônima pelos canais de atendimento da Embasa: 0800 0555 195 e Atendimento Virtual web (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo aplicativo Embasa.

A Embasa está comprometida em garantir o fornecimento justo e regular de água para a comunidade, promovendo a conscientização sobre a importância de um consumo responsável e legal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.