O segundo dia Feira Literária de Feira de Santana (Flifs) trouxe um dia ainda mais especial para 58 escolas municipais, que foram homenageadas com o prestigioso Selo “Escola Leitora e Escritora”. Esta distinção foi concedida em reconhecimento ao destaque alcançado durante a primeira edição da Campanha de Leitura, realizada pela Secretaria Municipal de Educação no ano anterior. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na manhã da última quarta-feira (27/09/2023), no palco da Flifinha, um espaço dedicado à literatura na Flifs.
O Selo “Escola Leitora e Escritora” é uma homenagem à saudosa professora Ana Angélica Vergne de Morais, mestra em literatura e cultura brasileira, que contribuiu significativamente para a educação pública de Feira de Santana. Ana Angélica, que faleceu em janeiro do ano passado, foi representada durante a cerimônia pelo seu esposo, o também professor José Jerônimo Morais.
O professor Morais emocionou-se ao falar sobre a contribuição da sua esposa para a educação. Ele descreveu Ana Angélica como uma mestra que convidava as pessoas a explorar novos horizontes, mostrando outros caminhos e cenários.
“Educar é isso, mostrar outros caminhos, outros cenários para as pessoas. Ela fazia isso com muita humildade e generosidade. Estou muito feliz em estar aqui fazendo parte desta homenagem,” afirmou.
Durante o ano passado, as escolas municipais de Feira de Santana realizaram projetos dedicados ao incentivo à leitura e escrita. Um exemplo notável foi o da Escola Municipal Chico Mendes, onde os estudantes criaram uma “cordelteca”, uma biblioteca de cordéis. Essas iniciativas, de acordo com a secretária municipal de Educação, também estimularam a criatividade de todos, mostrando as diversas maneiras de atrair a atenção dos alunos para temas relevantes.
A secretária Anaci Paim expressou sua alegria em entregar esse selo de reconhecimento durante a Flifs, um evento que abrange uma ampla variedade de linguagens literárias atrativas. Ela enfatizou que esta é mais uma maneira de incentivar o hábito da leitura em toda a comunidade escolar.
Para os diretores e professores das escolas homenageadas, essa certificação representa um estímulo adicional para dar continuidade aos projetos e criar novos trabalhos para a edição deste ano da campanha. A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Ana Célia Dantas, prometeu que a instituição continuará a ser uma “escola leitora e escritora” todos os anos, independentemente da realização da campanha.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




