Os estudantes da rede estadual de ensino de Feira de Santana estão mergulhando no universo literário durante a 16ª edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). O evento, com o tema “Sertão e literatura”, teve início na terça-feira (26/09/2023) e se estenderá até o domingo (1º), na Praça Padre Ovídio. A FLIFS, que surgiu da iniciativa de educadores em promover a formação de leitores na cidade, proporciona um encontro entre a sociedade e a literatura, incorporando diversas formas de expressão cultural, incluindo cinema, música, teatro e circo, entre outras manifestações complementares.
Para Cauã Pereira, estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, o festival desempenha um papel crucial em sua trajetória acadêmica. “O FLIFS é um encontro literário e cultural relevante, pois nos oferece a oportunidade de conhecer autores, leitores experientes, novos leitores e livros que, talvez, só teríamos acesso pela internet. Além disso, a programação inclui apresentações culturais enriquecedoras.”
João Felipe dos Santos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, também em Feira de Santana, destaca a importância do evento na promoção da formação de novos leitores. “Ao incentivar a leitura, o evento nos ajuda a adquirir conhecimentos em diversas áreas, incluindo Ciências Humanas, através da literatura e da cultura. Estamos tendo a oportunidade de ter acesso a uma variedade de livros e outras atividades enriquecedoras para nossa formação.”
A FLIFS é uma celebração da leitura e do livro em Feira de Santana, surgida do desejo de educadores de promover discussões e ações relacionadas a políticas públicas que garantam o acesso de todos ao mundo literário. A organização do evento destaca que ele é uma iniciativa socioeducativa que visa oferecer à população uma ampla gama de atividades culturais, com o livro como protagonista. A FLIFS reúne crianças, jovens e adultos, proporcionando entretenimento, lazer, formação e informação em torno da construção de leituras do mundo, por meio da democratização do acesso às várias formas de expressão artística, como cinema, música, teatro e circo, entre outras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




