O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Flifs, teve início com grande entusiasmo por parte dos estudantes das escolas municipais. A Praça Padre Ovídio, local do evento, foi palco de uma animada multidão na manhã desta terça-feira (26/09/2023). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o festival ofereceu uma diversificada programação no estande especial da Seduc, que incluiu atividades como pintura em papel e contação de histórias, todas voltadas para a comunidade escolar do município.
Contudo, o que mais chamou a atenção dos alunos presentes foi a impressionante variedade de livros disponíveis para venda. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação investiu R$ 120 mil em vales-livro, que foram distribuídos tanto para estudantes quanto para professores. Esse investimento visa facilitar o acesso à cultura literária, e os resultados já são visíveis.
“Estava ansiosa para receber esse vale porque sou fã de Harry Potter e sabia que aqui teria os livros dele. Vou comprar um hoje e outro dia escolho mais”, compartilhou Katlen Beatriz de Souza, aluna da Escola Municipal Dr. Cloves Ramos. Luana Santos Carvalho, da mesma escola, estava igualmente empolgada e já segurava três livros prontos para levar para casa. “Tô achando muito legal e já vou gastar meu vale-livro todo hoje”, afirmou.
A parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) desempenhou um papel fundamental na realização da Flifs, conforme explicou a pró-reitora de extensão da UEFS e coordenadora do evento, Rita Brêda.
“Além da política de vale-livro, a Seduc traz para a Feira Literária diversas apresentações artísticas e culturais que embelezam ainda mais o nosso evento”, observou.
A secretária de Educação, Anaci Paim, destacou a importância da Flifs no calendário da cidade.
“Este é um evento muito importante para Feira de Santana, visto que sua atividade enriquece muito o movimento literário, trazendo a participação de crianças de todas as faixas etárias, além de artistas, autores e figuras importantes de nossa cidade e de fora também”.
Até o próximo domingo, dia 1º de outubro, 65 escolas municipais terão a oportunidade de participar da Feira Literária.
“A gente já está encantado com a Flifs e ainda é o primeiro dia, é maravilhoso proporcionar essa sensação aos alunos”, comentou Adriana Sales, diretora da escola municipalizada Reitor Edgard Santos.
Abertura Oficial
À noite, uma solenidade no palco principal marcou a abertura da 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Flifs. Este ano, o evento tem como tema a “Literatura e Sertão: O Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil” e presta homenagem ao artista plástico Juraci Dórea e ao poeta popular Chico Pedrosa. A programação reuniu representantes da UEFS e do Sesc, responsáveis pela realização do evento, bem como das instituições parceiras, incluindo a Seduc, a Arquidiocese de Feira de Santana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana e o Núcleo Regional de Educação (NTE 19).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




