O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou seu apoio à expansão do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e à entrada de novos países durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28/09/2023). A porta-voz do FMI, Julie Kozack, destacou a importância do desenvolvimento e expansão da cooperação internacional entre grupos de nações, como o BRICS, enfatizando que tal iniciativa deve buscar a redução da fragmentação do mercado, o fortalecimento das transações comerciais e de investimento, bem como a diminuição dos custos associados aos investimentos.
Durante a XV cúpula do BRICS, ocorrida em Joanesburgo, na África do Sul, no mês de agosto, os líderes do grupo anunciaram o convite formal a seis novos países para se unirem ao bloco a partir de 1º de janeiro de 2024. Os países convidados foram a Argentina, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. Esta decisão marca um passo significativo na expansão do BRICS, abrindo oportunidades para uma maior diversificação e fortalecimento do grupo.
O BRICS, que representa uma coalizão de algumas das maiores economias emergentes do mundo, tem como objetivo promover a cooperação econômica, política e cultural entre seus membros. Com a adição de novos países, a organização pretende ampliar seu alcance e influência global, além de contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento sustentável das economias participantes.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




