O Teatro do Sesc Comércio de Feira de Santana testemunhou uma plateia entusiasmada nesta terça-feira (26/09/2023) durante a 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). O aclamado autor Itamar Vieira Junior, conhecido por obras como ”Torto Arado” e ”Salvar o Fogo”, foi o centro das atenções, participando de um cativante bate-papo com a professora aposentada da Uefs, Maria Helena Besnosik.
Vencedor dos prestigiosos prêmios LeYa (2018), Jabuti (2020) e Oceanos (2020), Itamar Vieira Junior compartilhou insights sobre a construção de personagens, seu processo criativo e a profunda relação que estabelece com seus leitores. Ao final da conversa, os espectadores permaneceram no local para desfrutar de um momento de autógrafos com o renomado escritor.
Itamar Vieira Junior, geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), também destacou as influências literárias que moldaram sua jornada na literatura.
“Meu primeiro contato com a literatura foi com autores brasileiros como Lúcia Machado de Almeida e Marcos Reis. Com 10 anos, eu li, por exemplo, Machado de Assis, Eça de Queiroz e José Lins do Rego. Eu lia por paixão e não por obrigação. Mais tarde comecei a ler Guimarães Rosa e também me identifiquei”, compartilhou o escritor.
Além de discutir sua carreira literária, Itamar Vieira Junior ressaltou a importância dos eventos literários para a promoção da literatura brasileira, o estímulo à leitura e o impacto positivo na economia, além de enfatizar a conexão próxima entre os escritores e seus leitores. Esta foi a segunda participação do autor na Flifs, sendo a primeira em 2019.
A professora Maria Helena Besnosik, anfitriã do bate-papo, destacou a relevância da conversa ao abordar não apenas as obras de Itamar, mas também aspectos mais amplos de sua vida como escritor e leitor. “Essas conversas com os escritores ampliam também o nosso leque em relação à literatura. Quanto mais, melhor”, enfatizou.
A Flifs continua a oferecer uma programação diversificada, incluindo recitais de cordel, apresentações culturais e teatrais, contações de histórias, oficinas e minicursos, lançamentos de livros e diálogos com escritores. O evento, que tem como tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”, homenageia o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa.
A 16ª edição da Flifs, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, ocorre até domingo na Praça Padre Ovídio, prometendo levar cultura e literatura a um público estimado de 50 mil pessoas. Para informações detalhadas e a programação completa, os interessados podem acessar o site oficial do evento em www.flifsoficial.uefs.br.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




