O estado da Bahia está vivenciando um encontro que promete impulsionar o empreendedorismo e a inovação nas favelas. A primeira edição da Expo Favela Innovation Bahia, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, está reunindo 100 startups e empreendedores baianos, com o apoio do Governo estadual, que vê no evento uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico em comunidades.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de estado. Durante sua visita, o governador destacou a importância de reconhecer o potencial empreendedor presente nas favelas baianas.
“A Expo Favela é um evento de exposição, de diálogo com o setor comercial, com o setor empresarial, mas também com o setor de governo. É fundamental nós governantes entendermos que existe uma economia viva, de qualidade, criativa e circular dentro da favela, que oferece esse potencial de inteligência para fazer negócios”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.
Para os empreendedores presentes, como Mafra Martins, proprietário de uma startup, a expectativa é grande para esses dois dias de feira.
“Esperamos nos conectar com esse ecossistema de empreendedorismo de favela e fechar bons negócios. Nós temos algumas soluções que impactam na vida de crianças e adolescentes, através da tecnologia”, explicou Mafra.
A Secretaria da Educação (SEC) levou à feira o projeto ‘Escrevivências Estudantes Autores na Favela Literária’, com escritas criativas e trabalhos de estudantes da rede estadual da Bahia. A titular da pasta, Adélia Pinheiro, destacou a importância deste momento formativo para os estudantes, que têm a oportunidade de apresentar suas competências como escritores, abordando temas como negritude e periferia.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) também marcou presença na Expo Favela Innovation Bahia com o Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), oferecendo serviços de orientação para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A Desenbahia apresentou o CrediBahia, uma linha de crédito destinada a pequenas e médias empresas, buscando fomentar o empreendedorismo na região.
Outras secretarias, como a de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), também marcaram presença no estande institucional, mostrando o compromisso do governo com a promoção da igualdade e do desenvolvimento. A Secretaria do Turismo esteve presente para apresentar projetos como ‘Turismo de Base Comunitária’ e os principais destinos do estado, demonstrando o potencial turístico da Bahia.
Além dos estandes institucionais, os dois dias do evento estão repletos de atividades, incluindo rodadas de negócios, pitches de startups, cursos, shows, sessões de filmes e desfiles. Na sexta-feira, foram apresentados projetos como a Fábrica Cultural, localizada na Cidade Baixa e dirigida pela ministra da cultura Margareth Menezes. Também ocorreram diálogos sobre o mercado baiano e apresentações culturais, incluindo uma performance do grupo de dança do Instituto Jovens Periféricos.
A Expo Favela Innovation Bahia também serve como etapa de seleção para a Expo Favela Innovation Brasil, que acontecerá em dezembro em São Paulo. A feira nacional escolherá 10 empreendimentos e startups baianas para participar, oferecendo a oportunidade de acesso a uma incubadora de negócios, pitches com investidores nacionais e assessoria de fundos maiores, como o Fundo de Investimentos da Favela.
“Aqui na Bahia está sendo um sucesso a Expo Favela. Tivemos 890 empreendimentos com perfil para participar, mas a gente só tinha 50 vagas. Depois, ampliamos para 60 expositores e 10 suplentes. Desses, 10 irão para São Paulo em dezembro”, explicou Márcio Lima, presidente da Cufa Bahia, destacando o impacto positivo que o evento tem na promoção do empreendedorismo nas comunidades da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




