Maior nível de escolaridade reduz crença em teorias conspiratórias, afirma relatório da OCDE

Um novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado “Education at a Glance 2023”, lançado nesta terça-feira (12/09/2023), revelou que pessoas com maior nível de escolaridade têm menos probabilidade de acreditar em teorias conspiratórias. Os dados destacam a importância da educação na promoção do pensamento crítico e na redução da desinformação.

A pesquisa mostrou que, entre adultos com ensino superior, cerca de 15% acreditam na teoria conspiratória de que o coronavírus foi desenvolvido por alguma organização ou governo. Em contraste, entre aqueles que não concluíram o ensino médio, essa porcentagem é mais do que o dobro, chegando a mais de 30%. Além disso, aproximadamente as mesmas porcentagens acreditam que grupos de cientistas manipulam, fabricam e escondem evidências para enganar as pessoas.

O relatório alerta que essas crenças em teorias conspiratórias são perigosas e contribuem para a desinformação pública. Acreditar em teorias da conspiração tem sido associado ao crescimento do populismo político e à resistência em seguir recomendações para conter a propagação da covid-19. Também está relacionado a práticas prejudiciais tanto individual quanto socialmente.

O “Education at a Glance 2023” reúne uma ampla gama de dados relacionados à educação de diferentes fontes e países. Os resultados destacam a necessidade de promover habilidades críticas de avaliação de informações, especialmente entre os jovens, para combater a disseminação de notícias falsas.

No Brasil, medidas para combater a desinformação estão em discussão, incluindo a elaboração de uma política nacional de educação midiática. Esta política visa capacitar os cidadãos a analisar, criar e participar criticamente do ambiente informacional e midiático em todas as suas formas.

Além de destacar a relação entre educação e crenças em teorias conspiratórias, o relatório também destaca que pessoas com maior nível de escolaridade tendem a se envolver mais em atividades cívicas, como trabalho voluntário e participação em manifestações públicas.

O “Education at a Glance” fornece informações sobre o estado da educação globalmente e analisa a estrutura, finanças e desempenho dos sistemas educacionais em países da OCDE e em países parceiros. Neste ano, o estudo analisou dados de 49 países, incluindo o Brasil, e se concentrou no ensino e na formação profissional.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading