A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, destacou o papel crucial do jornalismo na luta contra a desinformação, durante o seminário “Liberdade de Imprensa: Onde Estamos e para Onde Vamos”, realizado na sede do CNJ, em Brasília. A ministra enfatizou que, por estar na “linha de frente contra a desinformação”, o jornalismo brasileiro tornou-se um alvo frequente da crescente rede de ódio no país.
Rosa Weber citou dados do relatório “Monitoramento de Ataques a Jornalistas no Brasil”, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que revelou 557 casos de agressões a jornalistas em 2022, com 145 casos envolvendo violência de gênero contra mulheres jornalistas. Ela ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados pela imprensa, é fundamental proteger a liberdade de manifestação e pensamento, garantindo o direito daqueles que possuem opiniões diversas.
A ministra Rosa Weber também discutiu como o otimismo inicial com a globalização da comunicação pela internet deu lugar ao desalento, devido à ocupação desse espaço democrático por agentes da desinformação e do ódio. Esses grupos, segundo ela, buscam manipular o pensamento individual e coletivo, minando a confiança nas instituições políticas, promovendo a discórdia, incitando a violência e fomentando a discriminação social.
Ela reconheceu que não existe uma solução simples para enfrentar a disseminação de desinformação nas redes de comunicação e destacou a necessidade de compreender os mecanismos que a alimentam, explorando preconceitos e vieses na sociedade. A ministra enfatizou que o combate eficaz às fake news representa um desafio significativo para as democracias modernas, especialmente em face do crescimento de discursos autoritários e fundamentalistas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




