O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, alertou neste domingo (24) que a situação da segurança pública na Bahia é um dos maiores desafios enfrentados pelo Brasil. Ele ressaltou que o governo federal está em constante diálogo com as autoridades estaduais para buscar soluções e estabilizar a situação.
“Estamos em contato com o governador [Jerônimo Rodrigues] e o secretário de segurança [Marcelo Werner] para aprimorar nossas ações. Este é um cenário extremamente desafiador, muito complexo. Neste momento, o que o governo federal fez foi reforçar a presença da Polícia Federal para apoiar essas operações, principalmente com o objetivo de promover a paz. Infelizmente, nos últimos anos, as organizações criminosas ganharam força, e o acesso às armas aumentou em todo o Brasil, devido a políticas equivocadas”, afirmou após participar de uma homenagem ao padre Júlio Lancellotti, na cidade de São Paulo.
Violência Após a morte de um policial federal em 15 de setembro, uma operação policial na Bahia já registrou pelo menos nove mortes em confrontos. O policial estava envolvido na Operação Fauda, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal (PF) e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que visava combater uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas, homicídios e roubos.
Em agosto, a líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos, foi assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA). Além da investigação das autoridades locais, a Polícia Federal também abriu um inquérito sobre o caso, resultando na prisão de três homens sob suspeita de envolvimento no crime.
Dino enfatizou que, no momento, o governo federal está apoiando iniciativas para solucionar os casos de homicídio como parte dos esforços para conter a violência no estado. “O mais importante agora não é necessariamente realizar julgamentos, mas sim conduzir investigações eficazes e tomar medidas para alcançar, pelo menos, alguma estabilidade na Bahia. Hoje, sem dúvida, esta é uma das maiores crises na segurança pública enfrentadas pelo Brasil”, ressaltou.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




