A 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (05/09/2023) com um lema claro e inspirador: “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”. Sob a liderança do novo presidente do órgão, o diplomata Dennis Francis, de Trinidad e Tobago, a assembleia pretende abordar questões cruciais de maneira eficiente e inclusiva.
Dennis Francis, em seu discurso de abertura, enfatizou a importância de rejeitar vigorosamente qualquer ideologia que busque disseminar medo e divisão. Ele também se comprometeu a enfrentar a epidemia de violência contra as mulheres, anunciando a realização de outro encontro anual de mulheres líderes às margens do Debate Geral, programado para iniciar em 19 de setembro.
O lema escolhido para a 78ª Sessão reflete as quatro prioridades estabelecidas por Francis para sua presidência. Em relação à paz, o diplomata mencionou desafios como a incerteza nuclear e o ceticismo em relação ao sistema multilateral. No entanto, ele expressou confiança de que a Assembleia Geral pode desempenhar um papel crucial através da Iniciativa do Veto, promovendo maior transparência no uso dessa medida pelo Conselho de Segurança.
Para garantir a prosperidade, o presidente destacou a necessidade de investimentos de longo prazo e soluções adaptadas a contextos específicos, garantindo que ninguém seja deixado para trás. Além disso, ele ressaltou a importância da Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, que se inicia em 18 de setembro, como uma grande oportunidade para avançar no progresso global.
Por fim, Dennis Francis abordou a necessidade de uma “revolução azul” para abordar preocupações urgentes relacionadas à água, clima, biodiversidade, degradação dos solos e segurança alimentar global.
Na cerimônia de abertura da sessão, a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, enfatizou que o mundo enfrenta desafios e divisões que estão testando a resiliência da ONU. Ela elogiou a rica experiência e sabedoria que Dennis Francis traz ao cargo de presidente da Assembleia Geral, destacando a importância dessas qualidades na busca por soluções de cooperação multilateral.
Amina Mohammed sublinhou que o estado atual do mundo não deve ser motivo de pessimismo, mas sim de ação em prol da paz e dos direitos humanos. Ela enfatizou os desafios impostos pela mudança climática e pela rápida evolução tecnológica, como a inteligência artificial, e reafirmou o compromisso da ONU em criar soluções que beneficiem a todos e promovam um mundo mais pacífico, próspero e ambientalmente saudável.
A 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, sob a liderança de Dennis Francis, continuará até setembro de 2024. Nas próximas duas semanas, Nova Iorque receberá chefes de Estado e de governo dos 193 Estados-membros da ONU, que participarão do Debate Geral programado para ocorrer entre 19 e 26 de setembro. Este evento representa uma oportunidade crucial para discutir e abordar os desafios globais que moldarão o futuro da humanidade.
*Com informações da ONU News.










Deixe um comentário