A comunidade da Lagoa Encantada, localizada em Ilhéus, Bahia, está passando por uma notável transformação que tem impulsionado significativamente a renda dos pescadores e pescadoras locais. Graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), 25 novas embarcações e equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues, resultando em um aumento de 80% na atividade de pesca.
Antes dessa iniciativa, muitos pescadores dependiam do empréstimo de equipamentos de familiares para exercerem suas atividades. Naiara Góes dos Santos, uma das pescadoras beneficiadas, expressou sua gratidão pelo apoio da CAR.
“Aqui, sobrevivemos da pesca, e sem esse auxílio, eu jamais teria condições de adquirir minha própria embarcação. Agora, com o aumento da pesca, estou conseguindo sustentar minha família de maneira digna”.
Além dos benefícios econômicos, Antony Santos Amaral, presidente da Associação Lagoa Encantada, enfatizou os impactos positivos para o meio ambiente local.
“As novas embarcações nos ajudam a preservar nossas matas, considerando que esta é uma Área de Proteção Ambiental (APA). A revitalização da pesca não apenas contribuirá para o turismo, mas também melhorará a renda das famílias que vivem aqui”.
A chegada das novas embarcações e equipamentos de segurança também aumentou a segurança dos pescadores. Marísia Santana de Jesus, outra beneficiada, destacou a diferença que isso fez em sua vida.
“Recebemos um barco completo, com motor, além dos equipamentos como camisas, botas e coletes. Antes, usávamos canoas, e em dias de maré agitada havia risco até da gente se afogar”.
A Lagoa Encantada, com 6,5 quilômetros de extensão, abriga uma rica diversidade de peixes, incluindo tilápia, carapeba, robalo, tucunaré, tainha, piaba, bagre e piranha. Com o aumento na captura de peixes, os produtos estão sendo vendidos não apenas na própria comunidade, em Ilhéus, mas também em municípios vizinhos, como Itacaré e Serra Grande.
Os investimentos realizados na Lagoa Encantada fazem parte do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




