O presidente chinês, Xi Jinping, declarou que a reunificação total da China com Taiwan é um evento historicamente inevitável e que nenhuma força será capaz de impedi-la. O líder chinês fez essas afirmações durante uma recepção em comemoração ao 74º aniversário da fundação da República Popular da China, que será celebrado em 1º de outubro de 2023.
Em seu discurso, Xi Jinping enfatizou a importância de manter o princípio de “Uma Só China” e o Consenso de 1992, bem como promover o desenvolvimento pacífico das relações entre a China continental e Taiwan. Ele também destacou a necessidade de aprofundar o desenvolvimento integrado entre os dois lados do estreito de Taiwan, proteger os interesses fundamentais da nação chinesa e melhorar o bem-estar dos compatriotas em ambos os lados.
“A realização da reunificação total da pátria é uma aspiração comum do povo e uma tendência inevitável dos tempos, que nenhuma força pode deter,” afirmou o presidente chinês.
As relações formais entre a China e Taiwan foram rompidas em 1949, após a derrota das forças do partido nacionalista Kuomintang na guerra civil contra o Partido Comunista, levando à retirada do Kuomintang para a ilha de Taiwan. As relações foram posteriormente restauradas em um nível comercial e informal no final dos anos 1980. Desde a década de 1990, ambos os lados mantêm contato por meio de organizações não governamentais.
A liderança chinesa tem reiterado que buscará uma reunificação pacífica com Taiwan, mas nunca excluiu a possibilidade de usar a força militar, se necessário, para alcançar esse objetivo.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




