O programa “Bahia Sem Fogo” continua sua incansável luta contra os incêndios florestais que assolam o estado. Com foco nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, o programa envolve nove cidades em esforços conjuntos liderados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Cerca de 175 bombeiros e pelo menos 50 viaturas estão mobilizados para combater as chamas e intensificar medidas preventivas.
O comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marcehsini, enfatizou a importância da prevenção, destacando que equipes vão de casa em casa explicando os riscos das queimadas e como agir em caso de incêndios.
Em Barreiras, a operação enfrentou múltiplos focos recentes, incluindo um próximo à policlínica, que foi controlado. Em Santa Rita de Cássia, um incêndio foi controlado, mas outro surgiu no Assentamento Primavera, onde equipes já estão em ação. Barra e Buritirama enfrentam dois focos persistentes, sendo combatidos com a ajuda de aeronaves e equipes de bombeiros. Baianópolis e Riachão das Neves também continuam sob combate ativo, com condições desafiadoras, como ventos fortes. A operação conta com monitoramento constante por bombeiros, viaturas, drones e aeronaves.
Na Chapada Diamantina, Morpará segue em combate ativo com bombeiros e viaturas, enquanto Piatã mantém o incêndio sob controle, com apoio de aeronaves e drones. Em Uibaí, o foco já está controlado. Todas as áreas são rigorosamente vigiadas por equipes de fiscalização.
Para reforçar as operações, 28 bombeiros estão sendo mobilizados para a região Oeste, e 35 para a Chapada Diamantina, com previsão de chegada para esta segunda-feira (18). A diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, destacou que o programa também atua na aquisição e distribuição de equipamentos para as brigadas voluntárias, contribuindo para a organização das ações de forma sistêmica.
A principal causa dos incêndios florestais na região, seja por acidentes ou intenções criminosas, está relacionada a atividades humanas, como queima de pastagens e lixo. O período de seca, com baixa umidade do ar e ventos fortes, aumenta o risco desses incidentes. Para prevenção, o Inema intensifica a fiscalização na região.
O programa “Bahia Sem Fogo” foi criado em 2010 e tem desempenhado um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), oferecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate, além de ações preventivas, formação de brigadistas e sensibilização das comunidades rurais.










Deixe um comentário