Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado

O programa “Bahia Sem Fogo” continua sua incansável luta contra os incêndios florestais que assolam o estado. Com foco nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, o programa envolve nove cidades em esforços conjuntos liderados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Cerca de 175 bombeiros e pelo menos 50 viaturas estão mobilizados para combater as chamas e intensificar medidas preventivas.

O comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marcehsini, enfatizou a importância da prevenção, destacando que equipes vão de casa em casa explicando os riscos das queimadas e como agir em caso de incêndios.

Em Barreiras, a operação enfrentou múltiplos focos recentes, incluindo um próximo à policlínica, que foi controlado. Em Santa Rita de Cássia, um incêndio foi controlado, mas outro surgiu no Assentamento Primavera, onde equipes já estão em ação. Barra e Buritirama enfrentam dois focos persistentes, sendo combatidos com a ajuda de aeronaves e equipes de bombeiros. Baianópolis e Riachão das Neves também continuam sob combate ativo, com condições desafiadoras, como ventos fortes. A operação conta com monitoramento constante por bombeiros, viaturas, drones e aeronaves.

Na Chapada Diamantina, Morpará segue em combate ativo com bombeiros e viaturas, enquanto Piatã mantém o incêndio sob controle, com apoio de aeronaves e drones. Em Uibaí, o foco já está controlado. Todas as áreas são rigorosamente vigiadas por equipes de fiscalização.

Para reforçar as operações, 28 bombeiros estão sendo mobilizados para a região Oeste, e 35 para a Chapada Diamantina, com previsão de chegada para esta segunda-feira (18). A diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, destacou que o programa também atua na aquisição e distribuição de equipamentos para as brigadas voluntárias, contribuindo para a organização das ações de forma sistêmica.

A principal causa dos incêndios florestais na região, seja por acidentes ou intenções criminosas, está relacionada a atividades humanas, como queima de pastagens e lixo. O período de seca, com baixa umidade do ar e ventos fortes, aumenta o risco desses incidentes. Para prevenção, o Inema intensifica a fiscalização na região.

O programa “Bahia Sem Fogo” foi criado em 2010 e tem desempenhado um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), oferecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate, além de ações preventivas, formação de brigadistas e sensibilização das comunidades rurais.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading