Reitora representa UEFS em missão internacional e presenteia o Papa Francisco com camisa do Fluminense de Feira de Santana

A reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, desempenhou um papel significativo em uma missão internacional promovida pela RUC (Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común) e PCAL (Pontificia Comisión para América Latina), com o objetivo de abordar questões relacionadas à crise ambiental, econômica, social e cultural.

Durante o evento, representantes de cada grupo tiveram a oportunidade de dialogar pessoalmente com o Papa Francisco, apresentando as propostas desenvolvidas durante a missão. Nesse encontro, a reitora Amali Mussi fez uma surpreendente homenagem ao Pontífice, presenteando-o com uma camisa personalizada do time de futebol Fluminense de Feira.

“Além de discutir as questões temáticas, tivemos o privilégio de desfrutar de sua presença inestimável! Aproveitei a oportunidade para presenteá-lo com a camisa do Touro do Sertão, nosso Fluminense de Feira, como uma forma de deixar uma lembrança da nossa cidade e do nosso povo nas mãos do Papa Francisco”, explicou a reitora.

O encontro resultou na assinatura de uma carta que inclui sete compromissos:

  1. Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
  2. Escutar as gerações mais jovens;
  3. Promover a igualdade de gênero;
  4. Responsabilizar a família;
  5. Abrir-se à hospitalidade;
  6. Renovar a economia e a política;
  7. Cuidar da casa comum.

Entre as palavras proferidas pelo Papa Francisco, a reitora Amali Mussi destacou:

“Foi um apelo do Santo Papa para que as universidades não atuem apenas como lugares para ‘aprender coisas’, mas que também eduquem nas três dimensões humanas: a mente, o coração e as mãos, para que os estudantes aprendam a pensar sobre o que sentem e fazem, a sentir o que fazem e pensam, e a fazer o que sentem e pensam”, explicou.

“O Papa Francisco generosamente convidou as universidades a serem instituições criativas diante da realidade e dos desafios, a serem formadoras e não apenas informadoras”, acrescentou Amali Mussi.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading