SECULT celebra mês da Diversidade com programação gratuita em Salvador

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) está celebrando o Mês da Diversidade com uma programação cultural diversificada que visa dar visibilidade e fomentar discussões acerca das questões LGBTQIAP+. Com atividades que envolvem bate-papos, exibições de filmes, aulas de dança e oficinas formativas, o evento promove a inclusão e a promoção da cultura da diversidade na Bahia. O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, será padrinho da Parada LGBT+ da Bahia, um dos destaques da programação.

Programação nas Bibliotecas Públicas

As bibliotecas públicas se tornarão palco de discussões importantes. Na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador, o bate-papo “Visibilidade Bissexual e Acolhimento LGBTQIAPN+” ocorrerá no dia 5 de setembro de 2023, às 15 horas, com a presença de Erica Capinan, diretora do Departamento LGBT da Prefeitura de Lauro de Freitas, e Ellen Borges, integrante de coletivo LGBTQIAPN+ de Camaçari. No mesmo dia, às 10h, acontecerá o bate-papo “Diversidade, Racismo e as leis de combate a LGBTFobia e o racismo no Brasil”, com Genilson Coutinho, na Biblioteca Anísio Teixeira.

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, também terá uma programação especial. No dia 05 de setembro, às 14h, ocorrerá o bate-papo “Se reconhecer como uma pessoa LGBTQIAPN+ e se abraçar”, com a doutora Luciana Mariano. Já no dia 06, às 15h, tem o “Tributo a Sapoti: Da vida para vida!”, com David Brasil, Marriete Lafon, Luli de Paula e Brendah Barbiere.

Cinema e Dança na Funceb

A Fundação Cultural do Estado – Funceb também marcará presença na Semana da Diversidade, de 4 a 10 de setembro. Na Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, nos dias 7 e 8 de setembro, haverá lançamentos dos documentários “Um Atentado Violento ao Pudor” e “Quando Ousamos Existir”. Ambas as exibições serão seguidas de debate com o público presente e serão gratuitas.

Na Escola de Dança da Funceb, localizada no Pelourinho, no dia 9 de setembro, das 10h às 12h, será realizado o “Aulão da Diversidade”, unindo diferentes modalidades de dança. As aulas são gratuitas e prometem celebrar a diversidade por meio da arte da dança.

35 anos do Centro Técnico do TCA

O Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) também está celebrando seus 35 anos de fundação em setembro. Como parte dessa comemoração, o CT/TCA promoverá oficinas formativas gratuitas. Uma delas é a oficina “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, no dia 5 de setembro, das 14h às 17h. A oficina oferece uma jornada imersiva no universo da arte drag queen, abordando aspectos como figurino, maquiagem, perucas e desenvolvimento de personagem. A outra turma é a de “Processo criativo em cenografia”, com Zuarte Jr., no dia 21 de setembro, também das 14h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

A programação diversificada e gratuita da SecultBa durante o Mês da Diversidade reflete o compromisso do estado da Bahia em promover a inclusão e celebrar a rica diversidade cultural e de gênero que enriquece a sociedade baiana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading