A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) está celebrando o Mês da Diversidade com uma programação cultural diversificada que visa dar visibilidade e fomentar discussões acerca das questões LGBTQIAP+. Com atividades que envolvem bate-papos, exibições de filmes, aulas de dança e oficinas formativas, o evento promove a inclusão e a promoção da cultura da diversidade na Bahia. O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, será padrinho da Parada LGBT+ da Bahia, um dos destaques da programação.
Programação nas Bibliotecas Públicas
As bibliotecas públicas se tornarão palco de discussões importantes. Na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador, o bate-papo “Visibilidade Bissexual e Acolhimento LGBTQIAPN+” ocorrerá no dia 5 de setembro de 2023, às 15 horas, com a presença de Erica Capinan, diretora do Departamento LGBT da Prefeitura de Lauro de Freitas, e Ellen Borges, integrante de coletivo LGBTQIAPN+ de Camaçari. No mesmo dia, às 10h, acontecerá o bate-papo “Diversidade, Racismo e as leis de combate a LGBTFobia e o racismo no Brasil”, com Genilson Coutinho, na Biblioteca Anísio Teixeira.
A Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, também terá uma programação especial. No dia 05 de setembro, às 14h, ocorrerá o bate-papo “Se reconhecer como uma pessoa LGBTQIAPN+ e se abraçar”, com a doutora Luciana Mariano. Já no dia 06, às 15h, tem o “Tributo a Sapoti: Da vida para vida!”, com David Brasil, Marriete Lafon, Luli de Paula e Brendah Barbiere.
Cinema e Dança na Funceb
A Fundação Cultural do Estado – Funceb também marcará presença na Semana da Diversidade, de 4 a 10 de setembro. Na Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, nos dias 7 e 8 de setembro, haverá lançamentos dos documentários “Um Atentado Violento ao Pudor” e “Quando Ousamos Existir”. Ambas as exibições serão seguidas de debate com o público presente e serão gratuitas.
Na Escola de Dança da Funceb, localizada no Pelourinho, no dia 9 de setembro, das 10h às 12h, será realizado o “Aulão da Diversidade”, unindo diferentes modalidades de dança. As aulas são gratuitas e prometem celebrar a diversidade por meio da arte da dança.
35 anos do Centro Técnico do TCA
O Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) também está celebrando seus 35 anos de fundação em setembro. Como parte dessa comemoração, o CT/TCA promoverá oficinas formativas gratuitas. Uma delas é a oficina “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, no dia 5 de setembro, das 14h às 17h. A oficina oferece uma jornada imersiva no universo da arte drag queen, abordando aspectos como figurino, maquiagem, perucas e desenvolvimento de personagem. A outra turma é a de “Processo criativo em cenografia”, com Zuarte Jr., no dia 21 de setembro, também das 14h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site tca.ba.gov.br/centro_tecnico.
A programação diversificada e gratuita da SecultBa durante o Mês da Diversidade reflete o compromisso do estado da Bahia em promover a inclusão e celebrar a rica diversidade cultural e de gênero que enriquece a sociedade baiana.










Deixe um comentário