A cidade de Feira de Santana enfrenta uma preocupante situação com a confirmação do quinto caso de raiva animal na região. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a descoberta após análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O animal infectado é um morcego que foi encontrado no bairro do SIM.
Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o morcego infectado não teve contato com seres humanos. No entanto, as autoridades sanitárias intensificaram as medidas de prevenção e rastreamento na região para evitar a disseminação da doença no município.
A equipe do Centro de Zoonose já iniciou um cronograma de prevenção e rastreamento na área afetada. As ações incluem a vacinação de cães e gatos que ainda não foram imunizados contra a raiva, além de fornecer orientações aos moradores sobre os cuidados necessários. Durante a última campanha de vacinação, o CCZ conseguiu imunizar um total de 33.295 animais.
A Secretaria de Saúde destaca a importância de acionar o CCZ pelo número (75) 9 9851-8583 caso alguém encontre um morcego morto, para que o animal seja recolhido e submetido a exames. Morcegos podem ser transmissores da raiva se estiverem infectados. Em caso de contato direto com morcegos ou de mordida por algum animal doméstico ou silvestre, a recomendação é procurar imediatamente o setor antirrábico no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento médico adequado.









Deixe um comentário