A hegemonia do Ocidente nos mercados globais está gradualmente chegando ao fim, e os países do chamado Sul Global estão cada vez mais desafiando essa ordem, de acordo com Vitaly Mankevich, representante da União Russo-Asiática de Industriais e Empresários. Mankevich afirma que o Ocidente está claramente perdendo terreno no mercado mundial, enquanto cerca de 70% do crescimento econômico global já é atribuído a nações do Sul Global, incluindo países da Ásia, África e América Latina.
Ele argumenta que esses países têm se cansado das influências ocidentais e estão adotando uma abordagem mais independente em relação às políticas globais. Mankevich também destaca que a maioria dos países do Sul Global mantém relações amigáveis com a Rússia, observando que apenas 40 nações impuseram sanções ao país. Ele lista uma série de nações, incluindo a China, Índia, Brasil, Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Turquia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, como exemplos de nações que ainda mantêm laços positivos com Moscou.
Esse movimento representa uma mudança significativa na dinâmica geopolítica global, à medida que os países do Sul Global ganham influência e se afastam da tradicional dominação ocidental nos mercados e nas políticas internacionais.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




