Unidades de saúde de Feira de Santana estão com estoque reduzido para vacinação contra varicela, diz SMS

17 unidades de saúde na cidade continuam a administrar a vacina.
17 unidades de saúde na cidade continuam a administrar a vacina.

O estoque de vacinas contra a varicela, popularmente conhecida como catapora, está em estado crítico em Feira de Santana, levando a preocupações sobre a capacidade de atendimento à demanda na cidade. Na última semana, o município recebeu um suprimento de aproximadamente 250 doses da vacina, mas essa quantidade está longe de ser suficiente para atender às necessidades da população.

O abastecimento de vacinas contra a varicela é responsabilidade do Ministério da Saúde, que tem enfrentado dificuldades na obtenção dos insumos necessários para a produção das vacinas. Isso levou a uma redução nos repasses para estados e municípios em todo o país, criando um cenário preocupante em Feira de Santana.

Neste momento, 17 unidades de saúde na cidade continuam administrando a vacina, embora seus estoques estejam limitados e possam se esgotar a qualquer momento. Entre essas unidades, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cassa, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Caseb I, Serraria Brasil, Mangabeira e Subaé.

Além das UBS, doses ainda estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Jaguara, Centro Social Urbano (CSU), Tomba 2, Expansão do Feira IX, Morada Tropical e nas unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que estendem seus horários de funcionamento até as 20h30. Isso inclui USF Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; e Rua Nova II, III / Barroquinha.

A vacinação contra a varicela é destinada principalmente a crianças com 15 meses de idade, com um reforço programado para os 4 anos. No entanto, é importante destacar que, caso a criança não receba a dose de reforço na idade apropriada, ela ainda pode ser vacinada até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas por seus pais ou responsáveis legais e devem apresentar um documento de identidade, o cartão do SUS e a caderneta de imunização.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141976 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário