Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais está em pleno andamento na cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, considerada a capital nacional dos manguezais. O evento, que começou na terça e se estende até essa sexta-feira (17 e 20/10/2023), reúne ambientalistas de cinco países, além do Brasil, e nove estados brasileiros em discussões sobre a conservação dessas áreas vitais para o meio ambiente.
Com a presença de cientistas, comunidades tradicionais, educadores, redes de ensino estadual e municipal, universitários, agentes governamentais e a sociedade civil, o fórum tem como objetivo abordar mecanismos práticos de preservação dos manguezais. A participação no evento é gratuita e pode ser feita online através do site http://www.globalmangue.org.
O fórum está dividido entre cinco espaços da cidade, com palestras centradas na Fundação Vovó do Mangue, onde palestrantes participam presencialmente e por videoconferência. No dia 18, o palestrante Pedro Paulo Belga de Souza, do Projeto do Mangue ao Mar (RJ), inaugurou as atividades do dia com o tema “Relatos de experiências de projetos de restauração dos manguezais”.
A palestrante Adriana Risuenho Leão, do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, discutiu “Políticas públicas, legislação e mecanismos de fomento para a preservação dos manguezais”. Outras atividades incluem uma mostra de vídeo, palestras sobre o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades tradicionais, e discussões sobre os impactos das mudanças climáticas nos manguezais.
O evento também inclui visitas técnicas de campo nos manguezais da Resex Baía do Iguape, atividades de educação ambiental e expedições que recriam o percurso de Charles Darwin pela América do Sul.
O Fórum Global Mangue terminará com o lançamento do livro “Memorial das artes de pesca”, de Carlinhos de Tote, e uma exposição que detalha os principais aspectos dos manguezais. O evento é realizado pela Fundação Vovó do Mangue em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia e a Prefeitura de Maragogipe, com apoio institucional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e está inserido no programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.
Uma exposição chamada “Principais aspectos dos manguezais” estará aberta ao público na Casa da Cultura, em Maragogipe, durante todo o evento, e atividades educativas envolvendo escolas do ensino básico do município ocorrerão na Filarmônica Terpsícore Popular.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




