Nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, os renomados atores Fábio Lago e Duda Santos se uniram ao universo mágico do Bumba Meu Boi de Seu Oreco, localizado em Urucutuca, na Zona Rural de Ilhéus. A imersão cultural tem como objetivo preparar o elenco para o aguardado remake da icônica novela Renascer, da TV Globo. O grupo folclórico, que desempenhou um papel crucial na versão original da trama em 1993, mais uma vez empresta seu encanto à história de amor de José Inocêncio, que está prestes a retornar à televisão após três décadas.
Com a produção da novela buscando manter viva a riqueza das tradições culturais apresentadas na versão original, os atores foram incentivados a se envolver profundamente com a comunidade local e o Bumba Meu Boi de Seu Oreco. O ilustre ator ilheense Fábio Lago dará vida a Venâncio, um personagem cheio de orgulho por liderar o boi do Boi Bumbá, e seu enredo começa com as magníficas apresentações do grupo fictício.
Para Fábio Lago, essa experiência é uma dádiva:
“É um privilégio estar aqui na minha terra e poder vivenciar toda essa potência que é o bumba e a cultura popular. É o meu papel enquanto artista retornar aqui e fazer parte desse mundo real e único do nosso folclore. E que é daqui, de Ilhéus!”.
Duda Santos, que interpretará Maria Santa, a grande paixão de José Inocêncio, também expressou sua empolgação:
“Estou vivendo uma experiência inesquecível. Que o bumba nos norteie esta festa com alegria, brincadeira e leve isso para a novela e para os olhares dos brasileiros. Vejam o bumba, vejam as manifestações culturais daqui e de sua cidade. Façam parte, valorizem a cultura popular”.
O Bumba Meu Boi de Seu Oreco é uma expressão do folclore brasileiro que ganha vida através das histórias transmitidas de geração em geração. Idealizado e criado por Aurelino Alves Galdinho, conhecido como Seu Oreco, o grupo manteve sua tradição mesmo após a partida de seu fundador em 2018. A brincadeira do boi começou com o avô de Seu Oreco e foi passada adiante, garantindo a continuidade dessa manifestação cultural única.
Jorginho Nascimento, neto de Seu Oreco e líder do grupo, enfatiza a importância dessa colaboração:
“Na época das gravações da primeira versão da novela, vovô Oreco ainda era vivo e movimentou toda a região para dar vida ao bumba meu boi do pai de Maria Santa. Agora, tanto tempo depois, estamos de volta, compartilhando nossa cultura e brincadeira com Fábio e toda a equipe”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




