Em um evento histórico realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Governo do Estado avançou em suas políticas de combate à fome, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas. Nesta segunda-feira (16/10/2023), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o estado assinou um pacto voltado para a erradicação da insegurança alimentar e nutricional grave em todo o Brasil, parte do Plano Brasil Sem Fome.
Além disso, um memorando de entendimentos foi estabelecido entre o Estado da Bahia e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, por meio do Centro de Excelência Contra a Fome. Esse memorando tem como objetivo apoiar o governo estadual na capacitação de gestores e na implementação de políticas de combate à fome. A parceria também visa reduzir o número de pessoas que vivem em áreas sujeitas a estresse hídrico através de práticas de agricultura sustentável.
A situação da escassez de água na Bahia, com dois terços da população enfrentando essa realidade, foi abordada no evento com o tema “Água é vida. Água é alimento”. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que o problema não é a falta de alimentos, mas sim o desperdício, instando a sociedade a não desperdiçar recursos preciosos.
O Estado da Bahia também aprovou o repasse de recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa) para projetos de saneamento ambiental rural e reuso de águas domésticas na produção de alimentos e sementes crioulas. O investimento inclui a implementação de sistemas de tratamento de água e a estruturação de quintais produtivos.
Além dos recursos do Ferfa, o programa Bahia Sem Fome recebeu uma doação de R$ 200 mil da Bahiagás, que equivale a 33 toneladas de alimentos.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação em Salvador contou com a participação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em parceria com diversas outras organizações. Pela primeira vez, a FAO apresentou suas ações na capital baiana, unindo esforços com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
As celebrações incluíram a iluminação do MAM e do Elevador Lacerda na cor azul em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação. Diversas pastas estaduais, como a Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Educação (SEC) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também participaram do evento com atividades relacionadas ao projeto de erradicação da fome na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




