Nesta sexta-feira (13/10/2023), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, assume o comando de uma reunião crucial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. A convocação do encontro foi feita pelo Brasil, que atualmente detém a Presidência rotativa do Conselho de Segurança. A reunião, marcada para as 10h no horário local, tem como principal foco a situação humanitária na Faixa de Gaza, além de abordar questões relacionadas a ameaças à segurança global e os desdobramentos do conflito no Oriente Médio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a crise e fez um apelo direto ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional, destacando a necessidade de proteger as crianças palestinas e israelenses que estão sofrendo as consequências do conflito. Lula enfatizou a importância de pôr um fim à violação dos direitos humanos na região e pediu que “Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias” e que “Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”. Ele apelou à humanidade em meio à insanidade da guerra.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU no mês de outubro, ocupando uma das 10 vagas destinadas a membros não permanentes do Conselho. O país é um dos principais participantes entre os membros não permanentes, ficando atrás apenas do Japão. Este é o 11º mandato brasileiro desde a criação do órgão em 1948, que se estenderá até o final deste ano.









Deixe um comentário