Brasil prevê a segunda maior safra agrícola de sua história em 2023

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje estimativas que preveem que a safra agrícola do Brasil em 2023 será a segunda maior da história do país, ficando atrás apenas do recorde de 2022. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE aponta para uma colheita que pode chegar a 318,1 milhões de toneladas, sinalizando um cenário de grande abundância na agricultura nacional.

De acordo com os números do IBGE, essa safra de 2023 deve variar entre 317,5 milhões e 318,1 milhões de toneladas, ficando atrás apenas das impressionantes 322,8 milhões de toneladas colhidas em 2022. Isso representa uma alta notável, com um aumento de 20,9% em relação à safra de 2022, que totalizou 263,2 milhões de toneladas.

O levantamento do IBGE também indica que a área a ser colhida neste ano deve atingir 77,8 milhões de hectares, refletindo um aumento de 6,3% ao longo do ano. Arroz, milho e soja, as culturas fundamentais na agricultura brasileira, compõem a grande maioria da estimativa de produção, contribuindo com 92,1% do total previsto, e representam 87,1% da área a ser colhida.

Quando se observa o crescimento de culturas individuais, as projeções são igualmente impressionantes. A soja, por exemplo, deve apresentar um crescimento de 26,5% em relação a 2022, enquanto o algodão herbáceo (em caroço) está projetado para um aumento de 12,3%. Além disso, o milho deverá crescer 19,6%, o trigo 4,8%, e o sorgo, usado como base para ração animal e produção de etanol, registra uma previsão de crescimento de 43,3%.

Apesar desses números otimistas, o levantamento do IBGE destaca uma exceção, sendo o arroz em casca a única cultura que registrou uma queda, com uma diminuição de 5,1% em relação a 2022. No entanto, o geral da safra aponta para uma colheita expressiva que reforça a importância da agricultura brasileira no cenário internacional e para o abastecimento interno.

A produção agrícola é um dos pilares da economia brasileira, e essas estimativas refletem o constante crescimento do setor, que continua sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do país. Elas também realçam a importância de uma gestão cuidadosa e estratégica da produção, garantindo a estabilidade do abastecimento interno e a exportação para mercados globais.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading