Nesta quarta-feira (11/10/2023), o Ministério da Defesa de Israel confirmou que brasileiros estão entre as pessoas mantidas reféns pelo grupo extremista islâmico Hamas na Faixa de Gaza. A notícia gerou uma ação imediata do governo brasileiro, com o Itamaraty se comunicando com o Egito para facilitar a liberação dos brasileiros pela fronteira. Além de cidadãos brasileiros, há reféns de outras nacionalidades nessa situação.
Brasileiros na Faixa de Gaza
Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), relatou em um comunicado que “dezenas estão sendo mantidos reféns em Gaza pelo Hamas,” incluindo “muitos deles com dupla nacionalidade.” A lista de reféns engloba cidadãos de várias nacionalidades, como americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos, ucranianos, e outros, destacando a amplitude da situação.
O Itamaraty está organizando uma operação para retirar cerca de 30 brasileiros residentes na Faixa de Gaza. Embora a data de saída seja incerta, o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, assegurou que a maior parte dos preparativos já foi realizada. Segundo Candeas, “estamos com dois ônibus alugados, com os pontos de encontro definidos. Apenas aguardamos duas coisas: a autorização do Egito para cruzar a fronteira e que a própria fronteira esteja aberta. Ela foi bombardeada três vezes.” O diplomata expressa a esperança de que a operação aconteça o mais rápido possível, pois a janela de segurança está diminuindo.
Para facilitar a passagem dos ônibus que transportarão os brasileiros, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, ligou ao seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry. O ministro solicitou o apoio da administração egípcia para que a operação de resgate transcorra sem complicações. Vieira afirmou: “Estou contando com o apoio egípcio e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região, incorrendo risco. Dessa forma, estarão sãos e salvos no território egípcio.” A fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, ao sul, é uma das poucas rotas para entrada e saída de Gaza que não é controlada por Israel, embora tenha sido fechada temporariamente devido aos ataques.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




