A segunda edição do Concurso de Qualidade do Café, promovido pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) em parceria com a Prefeitura de Barra do Choça, está prestes a reconhecer e valorizar os cafés da agricultura familiar do Sudoeste Baiano. O evento, que culminará em uma noite de premiação, destaca o compromisso em incentivar a produção de cafés de qualidade superior por parte dos cafeicultores locais.
Neste ano, quase 200 agricultores e agricultoras familiares submeteram suas amostras de café à avaliação rigorosa do concurso, que engloba quesitos relacionados à torra, prova e à parte sensorial da bebida. O resultado contemplará os 30 melhores, divididos igualmente entre as categorias café natural e café despolpado, com um total de premiação de R$ 67 mil reais.
Além de estimular a busca por qualidade na produção, o Concurso visa divulgar o potencial de qualidade e sustentabilidade dos cafés da região, promover a cooperação e a associação entre os cafeicultores e apoiar o desenvolvimento territorial promovido pelas organizações públicas e privadas do município e região.
A presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, destaca a importância do evento:
“Nosso objetivo é estimular o agricultor a qualificar a produção e a comercialização do café com preço diferenciado. Trouxemos árbitros de todo o Brasil e vamos aproveitar a cerimônia de premiação para o lançamento de produtos.”
A primeira etapa do Concurso ocorreu no laboratório de análise sensorial do café, instalado na Cooperbac, com apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os investimentos incluíram recursos para melhorias na base de produção, viveiro de mudas, assistência técnica qualificada, aquisição de equipamentos, implantação de unidade de secagem, unidade de torrefação e empacotadora de café, além de estratégias para a comercialização dos produtos.
Uma dessas estratégias é a realização de eventos como o Concurso, que representa a valorização da produção do café e garante maior valor agregado para a comercialização. O produtor e participante Eufrásio Lima enfatiza:
“Com o concurso, a gente vai ter mais visibilidade e, a depender da colocação, o café pode garantir um valor superior a 100% do valor de mercado.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




