Feira de Santana, Bahia – O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) de Feira de Santana, em parceria com a Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), anunciou a realização do Festival de Violeiros edição 2023. O evento tem como principal objetivo preservar e difundir a cultura do repente de viola, uma das mais tradicionais expressões da cultura popular nordestina.
A programação do festival contará com um desafio de repente, onde cinco duplas de violeiros de diferentes regiões do Nordeste se apresentarão, demonstrando seu talento nessa forma única de expressão artística. O repente de viola é uma arte que utiliza rimas e métricas, sendo transmitido oralmente por gerações, e Feira de Santana é reconhecida como um polo difusor dessa manifestação cultural há décadas.
A importância do repente de viola foi oficialmente reconhecida em 2021, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o incluiu no rol do Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. Este reconhecimento sublinha a importância da preservação e promoção dessa manifestação única que faz parte da identidade nordestina.
O diretor do Cuca, Aldo Morais, enfatizou a relevância do festival, afirmando que a instituição está ciente da necessidade de incentivar a preservação e difusão do repente de viola. “Atenta a tal relevância e ciente da necessidade de incentivar a preservação e difusão do repente de viola, a Uefs, através do Cuca, realizará o Festival de Violeiros de Feira de Santana, retomando o protagonismo regional da cidade na promoção dessa manifestação”, ressaltou.
O Festival de Violeiros de Feira de Santana acontecerá no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Teatro do Cuca, e a entrada será franca, possibilitando que os amantes da cultura nordestina e do repente de viola desfrutem desse espetáculo de forma acessível.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




