O Comitê de Monitoramento se reuniu na manhã desta terça-feira (17/10/2023) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para discutir estratégias de combate à raiva animal, visando rastreamento, controle e prevenção da transmissão do vírus em Feira de Santana.
Até o momento, o município registrou nove casos de raiva em morcegos, uma doença viral potencialmente fatal transmitida principalmente por mordida de animais infectados, representando risco para seres humanos e outros mamíferos.
No planejamento, o Comitê solicitou o reforço do 35º Batalhão de Infantaria e a colaboração de clínicas veterinárias particulares nas ações de combate ao vírus. A comissão é composta por órgãos como a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), representantes do Núcleo Regional de Saúde e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A equipe de saúde orienta a população a acionar o Centro de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583 caso encontrem um morcego morto, permitindo que o animal seja coletado e submetido a exames, já que morcegos infectados podem transmitir a raiva.
O CCZ continua a intensificar a vacinação de cães e gatos em locais como o distrito de Jaíba e os bairros Santo Antônio dos Prazeres, Jardim Brasil, Mantiba, Jardim Cruzeiro, Lagoa Salgada e Feira X durante esta semana.










Deixe um comentário