No dia 25 de outubro de 2023, o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) comemorou 13 anos de prestação de serviços essenciais para a comunidade de Feira de Santana. Desde a sua fundação em 2010, o órgão, mantido pela Prefeitura, tem atendido 4.279 mulheres, oferecendo apoio valioso na rede de proteção às mulheres.
O CRMQ, atualmente gerenciado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), tem como objetivo central auxiliar mulheres que foram vítimas de violência. Seus serviços incluem atendimento multiprofissional, orientação para o registro de ocorrências, solicitação de medidas protetivas e encaminhamento para cursos profissionalizantes.
Ivone Nobre, coordenadora do CRMQ, enfatiza a importância vital do órgão na vida de cada mulher atendida.
“Durante esses 13 anos de atuação, o Centro de Referência Maria Quitéria tem transformado vidas e auxiliado mulheres em situação de violência a reescreverem novas histórias. Nosso equipamento oferece um ouvido humano e qualificado, proporcionando a essas mulheres novas oportunidades e a garantia de seus direitos”, observa.
A coordenadora também destaca que muitas mulheres, ao chegarem ao centro, ainda não reconhecem que estão sofrendo violência. O papel da equipe é ajudá-las a entender essa realidade e a dar o próximo passo: denunciar.
“É de extrema importância ter um local dedicado a acolher e ouvir essas mulheres, que muitas vezes têm suas vozes silenciadas e não contam com o apoio de seus familiares”, enfatiza Ivone Nobre.
O CRMQ está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalos, na Rua Barão do Rio Branco, número 1723, Centro. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada ou por encaminhamentos da Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares e outros órgãos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




