Feira de Santana está à beira de uma grave crise de abastecimento de água devido à iminente seca e à escassez de chuvas que se preveem nos próximos meses. A Secretaria de Agricultura do município está atenta à situação da estiagem, com foco especial nas comunidades mais remotas dos distritos, buscando garantir que os locais negligenciados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não sofram com a falta de água potável.
O secretário de Agricultura, Pedro Américo, enfatiza que mais de 75% dos domicílios que enfrentam escassez de água na zona rural possuem ligações de abastecimento de água com a Embasa. Portanto, a Embasa possui a responsabilidade de fornecer água a essas áreas, mesmo quando há problemas na rede, recorrendo a abastecimento por meio de carros-pipa contratados pela empresa. Pedro Américo destaca que Feira de Santana é uma das cidades que mais contribui com os lucros da Embasa na Bahia, mas, lamentavelmente, os investimentos não são direcionados para garantir o abastecimento da população local.
“Nós, da Secretaria de Agricultura, montamos um processo gradual para ampliar o número de carros-pipa, uma vez que nosso abastecimento é destinado às casas que não possuem água encanada. Atualmente, temos mais de dez mil pessoas na zona rural sem acesso à água encanada”, informa o secretário.
Em busca de atenuar o problema, a Secretaria de Agricultura já deu início à operação Carro Pipa, utilizando recursos do município para suprir a falta de abastecimento de água. No entanto, o secretário aguarda ansiosamente uma resposta clara e objetiva da Embasa, a distribuidora responsável pelo abastecimento de água na região, para que o problema seja efetivamente solucionado.
“É absolutamente necessário que possamos redirecionar nossos esforços para as casas mais distantes, para aquelas que não possuem água encanada, e assegurar que, durante o período de seca mais severa dos últimos tempos, possamos atender o maior número possível de pessoas”, conclui Pedro Américo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




