Na tarde desta segunda-feira (23/10/2023), em Santa Maria da Vitória, região oeste da Bahia, um marco significativo ocorreu com a entrega de 250 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). O governador Jerônimo Rodrigues, juntamente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participaram desse evento histórico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve presente, participando remotamente da entrega simultânea de moradias em outras cidades do país.
O conjunto habitacional era uma obra autorizada há nove anos e que, após anos de estagnação, finalmente se tornou uma realidade. Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou o compromisso do Brasil com políticas públicas sérias, destacando o cuidado com o bem-estar da população. Ele anunciou planos futuros de melhorias para o condomínio, incluindo pavimentação e a criação de um campo de futebol society. O Estado está empenhado em fornecer saneamento, escolas e outras necessidades para os moradores.
A construção desse conjunto habitacional, abrangendo as fases 1 e 2, juntamente com a retomada da obra, teve um custo total de R$ 18,4 milhões. As habitações contam com infraestrutura completa, incluindo água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Além disso, o empreendimento dispõe de creche, escola, postos de saúde e segurança. A prefeitura de Santa Maria da Vitória irá isentar os moradores do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O ministro Rui Costa ressaltou a importância da revitalização do programa Minha Casa Minha Vida pelo Governo Federal e o compromisso de levar habitação para quem mais precisa. Ele também mencionou a iniciativa PAC Seleções, que oferece a oportunidade para prefeitos e prefeitas inscreverem propostas para obras urbanas, como a construção de creches, escolas e unidades de saúde.
A entrega dessas 250 unidades habitacionais do Residencial Alto do Paraíso II foi uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Caixa Econômica Federal, beneficiando mil pessoas. A dona Evanísia Santos, uma das beneficiárias, compartilhou sua gratidão e emoção ao receber as chaves de sua casa própria, saindo do aluguel e realizando um sonho.
Além das entregas habitacionais, a segurança dos cidadãos de Santa Maria da Vitória foi reforçada com a inauguração da unidade conjunta das Polícias Civil e Militar. O investimento de R$ 8 milhões na construção dessa unidade irá abrigar a sede da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) da Polícia Civil, juntamente com a 30ª Companhia Independente da Polícia Militar. Conforme o subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, o governo está comprometido em investir na segurança da Bahia, proporcionando condições de trabalho adequadas aos servidores e atendimento de qualidade à população.
A cerimônia também incluiu a entrega do sistema de abastecimento de água na localidade de Assentamento Vila Nova, um importante marco para a infraestrutura hídrica da região. Esse sistema foi construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (CERB), uma empresa pública ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




