Na busca por fortalecer a assistência primária relacionada a problemas mentais, o governo do Estado da Bahia anunciou a implantação de 24 novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em 2024. O anúncio foi feito pela diretora do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR), Iraci Leite da Silva, durante uma sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. A expansão da rede de Caps tem como objetivo atender de forma mais eficaz às necessidades da população e seguir diretrizes estabelecidas na lei federal nº 10.216/2001, que preza pelo respeito aos direitos das pessoas com doenças mentais e promove a humanização e desinstitucionalização dos pacientes.
Segundo Iraci Leite da Silva, mais de 20% dos pacientes atendidos no HELR não precisariam ser encaminhados ao hospital, pois suas necessidades poderiam ser atendidas na rede básica de saúde, permitindo que o paciente permaneça estabilizado em seu ambiente. A iniciativa busca ampliar a rede de atendimento, pois os Centros de Atenção Psicossocial atendem tanto casos com demanda espontânea quanto mediante encaminhamento da atenção básica. A diretora almeja ver Feira de Santana e outras cidades oferecendo atendimento primário na área de saúde mental, com encaminhamentos para unidades de referência, como policlínicas e hospitais especializados.
Criado pelo psiquiatra Carlos Alberto Kruschewsky, o Hospital Especializado Lopes Rodrigues completou 61 anos e busca uma mudança em seu perfil hospitalar, com a expectativa de se tornar uma unidade de tratamento para questões relacionadas a álcool e drogas. A diretora Iraci Leite da Silva enfatiza o apoio integral do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde, Roberta Santana, para melhorar os serviços do hospital, destacando que agora o Lopes Rodrigues não fica à margem das políticas de saúde e ações direcionadas à área.
A sessão especial contou com a presença de autoridades locais e profissionais de saúde, reforçando o compromisso com a melhoria da assistência em saúde mental na região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




