Governo da Bahia certifica 80 mulheres negras e entrega máquinas de costura

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou uma cerimônia na manhã desta terça-feira (31/10/2023) para marcar a entrega de certificados da segunda etapa do projeto “Bairro Empreendedor: Costurando Renda”. O programa de capacitação profissional beneficiou 80 alunas com um curso de corte e costura. As participantes, mulheres negras dos bairros do Curuzu/Liberdade e Paripe, não tiveram limite de idade para participar. Além dos certificados, as concluintes receberam máquinas de costura para dar continuidade às suas atividades no setor.

O vice-governador Geraldo Junior participou da cerimônia e destacou a importância do projeto.

“Um trabalho de valorização das mulheres, mulheres empreendedoras, que têm a oportunidade de movimentar a economia, de descobrir os seus talentos, os seus negócios, e, aqui, o Governo do Estado está favorecendo isso, capacitando, qualificando, treinando. Hoje, entregamos 80 certificados, 80 máquinas de costura, em um universo de um treinamento de 200 mulheres, um investimento de quase R$ 500 mil”, declarou.

O projeto “Bairro Empreendedor: Costurando Renda” é financiado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que é um instrumento estadual de captação de recursos destinados a melhorar as condições de trabalho no estado. O secretário em exercício da Setre, Juremar de Oliveira, explicou:

“O fundo já chegou a 40 mil pessoas atendidas na Bahia, um investimento de R$ 33 milhões. E é justamente o contraponto. O recurso chega até o Estado a partir do descumprimento das leis de trabalho, das ações do Ministério Público do Trabalho [MPT] e do Tribunal Regional do Trabalho [TRT]. E, através desses projetos, a gente consegue fazer com que esse recurso retorne para o trabalhador”.

O curso de corte e costura atende mulheres de todas as idades, incluindo aquelas da terceira idade. A aposentada Marisia Costa, 60 anos, viu no curso a oportunidade de aprender uma nova profissão.

“Eu me aposentei e, para complementar a renda, queria fazer alguma coisa. E, aí, fui atrás e encontrei esse curso. O curso é perfeito, perfeito. Não tem outra palavra para descrever. Tem de tudo que a gente pode esperar”, disse a concluinte, que pretende trabalhar costurando roupas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading