O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou uma cerimônia na manhã desta terça-feira (31/10/2023) para marcar a entrega de certificados da segunda etapa do projeto “Bairro Empreendedor: Costurando Renda”. O programa de capacitação profissional beneficiou 80 alunas com um curso de corte e costura. As participantes, mulheres negras dos bairros do Curuzu/Liberdade e Paripe, não tiveram limite de idade para participar. Além dos certificados, as concluintes receberam máquinas de costura para dar continuidade às suas atividades no setor.
O vice-governador Geraldo Junior participou da cerimônia e destacou a importância do projeto.
“Um trabalho de valorização das mulheres, mulheres empreendedoras, que têm a oportunidade de movimentar a economia, de descobrir os seus talentos, os seus negócios, e, aqui, o Governo do Estado está favorecendo isso, capacitando, qualificando, treinando. Hoje, entregamos 80 certificados, 80 máquinas de costura, em um universo de um treinamento de 200 mulheres, um investimento de quase R$ 500 mil”, declarou.
O projeto “Bairro Empreendedor: Costurando Renda” é financiado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que é um instrumento estadual de captação de recursos destinados a melhorar as condições de trabalho no estado. O secretário em exercício da Setre, Juremar de Oliveira, explicou:
“O fundo já chegou a 40 mil pessoas atendidas na Bahia, um investimento de R$ 33 milhões. E é justamente o contraponto. O recurso chega até o Estado a partir do descumprimento das leis de trabalho, das ações do Ministério Público do Trabalho [MPT] e do Tribunal Regional do Trabalho [TRT]. E, através desses projetos, a gente consegue fazer com que esse recurso retorne para o trabalhador”.
O curso de corte e costura atende mulheres de todas as idades, incluindo aquelas da terceira idade. A aposentada Marisia Costa, 60 anos, viu no curso a oportunidade de aprender uma nova profissão.
“Eu me aposentei e, para complementar a renda, queria fazer alguma coisa. E, aí, fui atrás e encontrei esse curso. O curso é perfeito, perfeito. Não tem outra palavra para descrever. Tem de tudo que a gente pode esperar”, disse a concluinte, que pretende trabalhar costurando roupas.










Deixe um comentário