A agricultura familiar na Bahia recebe um importante impulso com a entrega de 94 carretas pipas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com um investimento superior a R$ 4 milhões, provenientes de emendas parlamentares, esses veículos contribuirão para aprimorar a produção de milhares de famílias agricultoras em todo o estado.
As carretas pipas terão um papel fundamental no aprimoramento das condições de irrigação das plantações, no abastecimento de água e na manutenção das estradas vicinais. A entrega oficial ocorreu no Parque de Exposições, em Salvador, na presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou a importância dessas carretas para a vida e a renda das famílias agricultoras, ao afirmar:
“Estamos entregando esses reboques que serão acoplados aos tratores já disponibilizados, anteriormente, pelo Governo do Estado para gerar mais qualidade de vida e renda para as nossas famílias agricultoras.”
As organizações da agricultura familiar realçaram a necessidade dessas carretas pipas, especialmente diante do atual período de seca no Semiárido baiano. Fidelino Oliveira, presidente da Associação dos Agricultores do Vale do Rio das Contas em Tanhaçu, ressaltou a economia que esse equipamento trará:
“Antes, gastávamos cerca de R$ 700,00 por mês contratando caminhões-pipa. Agora, esse custo não existirá mais, e poderemos usar a água conforme nossas necessidades, tanto no dia a dia quanto na irrigação de nossas hortaliças e frutas, como limões e maracujás.”
Anatália Meira, presidente da União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção, ressaltou como o equipamento facilitará a entrega de produtos da agricultura familiar para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):
“Estamos muito felizes com esse equipamento, pois nossa região enfrenta uma grande seca. Agora, poderemos fornecer água para as famílias agricultoras produzirem e distribuírem alimentos para o PAA e PNAE na região.”
Fernando Ataíde, presidente da Associação Lagoa das Cacimbas, no município de Malhada de Pedras, expressou sua gratidão pela carreta pipa, enfatizando seu valor para a comunidade rural:
“As pessoas na cidade às vezes não compreendem o significado de uma carreta pipa como essa para as áreas rurais. São quatro mil litros que, com o trator que já recebemos da CAR, facilitarão muito nossas vidas e ajudarão a manter nossa produção e vendas.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




